O papel da aprendizagem no processo de internacionalização: um estudo de caso na Acumuladores Moura S/A

Autores

  • Anderson Clayton Oliveira Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Viviane Santos Salazar Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2019.7454

Resumo

O objetivo desse estudo é entender o papel da aprendizagem no processo de internacionalização de uma grande empresa localizada num país emergente. Para atingir esse objetivo são utilizadas abordagens comportamentais: Teoria de Uppsala, Teoria das Networks e Teoria do Empreendedorismo Internacional. Além de abordar também a relação entre a aprendizagem e a internacionalização. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com uma abordagem de estudo de caso. Além disso, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e investigação bibliográfica. Já a análise dos dados foi realizada utilizando-se o método da comparação constante. Os resultados obtidos indicaram que a busca pela aprendizagem nas fases iniciais da empresa contribuiu para realização de parcerias e para o desenvolvimento da organização. Outro achado interessante foi o fato da empresa ir para países com uma maior distância psíquica por conta do desejo do fundador em aprender nos maiores mercados do mundo. E também é possível destacar a influência da aprendizagem experiencial na mudança estratégica internacional da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Clayton Oliveira Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades pela Uninter (2014). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2013) e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é Coordenador de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Cabo de Santo Agostinho.

Viviane Santos Salazar, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunto I do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. É bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), e em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2003). Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem como áreas de interesse de pesquisa Estratégia Empresarial, Marketing de Serviços e Comportamento do Consumidor com foco em empresas de hospitalidade.

Downloads

Publicado

06.08.2019

Como Citar

SILVA, A. C. O.; SALAZAR, V. S. O papel da aprendizagem no processo de internacionalização: um estudo de caso na Acumuladores Moura S/A. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 25, n. 1, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2019.7454. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7454. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos