O poder da identidade visual dos restaurantes de shopping mediante uma abordagem gestáltica

Autores

  • Marta Glaucia Moraes de Figueiredo Unifacs-Laureate (Universidade Salvador)
  • Vanessa Brasil Campos Rodríguez Unifacs- Laureate (Universidade Salvador) PPGA http://orcid.org/0000-0002-1176-2217
  • Manoel Joaquim Fernandes de Barros Unifacs- Laureate (Universidade Salvador) PPGA

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.23.3.476-490

Resumo

O presente estudo analisa o poder da identidade visual de marca no comportamento de consumo em restaurantes presentes na praça de alimentação no Boulevard Shopping, em Feira de Santana (BA), à luz de conceitos de identidade visual da marca, modelos de análise de marca e comportamento de consumo em shopping centers. Para avaliar este grau de importância como diferencial competitivo no processo de tomada de decisão, foi feita a análise do discurso das marcas na fase qualitativa e posteriormente confrontada com o método quantitativo de pesquisa, realizada por meio de questionários com consumidores na praça de alimentação. As interpretações de cada identidade visual foram realizadas com base na teoria da percepção da forma da Gestalt. O principal resultado alcançado foi perceber que existem relações diretas entre o processo de compra e a identidade visual das marcas.

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Biografia do Autor

Marta Glaucia Moraes de Figueiredo, Unifacs-Laureate (Universidade Salvador)

Possui graduação em administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2000) e pós graduação em Gestão Empresarial. Além do título de Especialista Acadêmica em Administração, é diretora fundadora da instituição de ensino de idiomas OPERA Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Identidade Visual. É Mestre em Administração e professora da Universidade Salvador. Título DA DISSERTAÇÃO: A INFLUENCIA DA IDENTIDADE VISUAL DA MARCA NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE DAS MARCAS DE RESTAURANTES DO BOULEVARD SHOPPING DE FEIRA DE SANTANA - BA,Ano de Obtenção: 2014. Orientador: VANESSA BRASIL CAMPOS RODRIGUEZ.

Vanessa Brasil Campos Rodríguez, Unifacs- Laureate (Universidade Salvador) PPGA

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977), graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981) e doutorado em Ciencias de la Información (Comunicação Social) - Universidad del Pais Vasco (1991). Atualmente é professora titular da disciplina "Teorias da Imagem" da Unifacs (Universidade Salvador - Bahia). Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Unifacs com as disciplinas Comunicação nas Organizações e Produção de Textos Científicos. Professora do Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas da Unifacs, com a disciplina Comunicação e Transparência. Pesquisadora integrante e Líder do núcleo de pesquisa NAVE (Núcleo de Estudos Avançados em Comunicação Empresarial) da Unifacs. Membro do conselho editorial da revista "Pensar la Publicidad", da Universidad Complutense de Madrid y de la Universidad de Valladolid e sócia fundadora da revista de Cultura Trama y Fondo (Espanha). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Análise do Discurso Visual e Comunicação Organizacional. Autora do livro "Além do espelho: análise de imagens de arte, cinema e publicidade", da editora Casarão do Verbo, em 2011 e a segunda edição foi editada pela Ed. Appris em 2014.

Manoel Joaquim Fernandes de Barros, Unifacs- Laureate (Universidade Salvador) PPGA

Professor Titular da Universidade Salvador (Brasil). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia / Université Montréal (2003). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1999). Especialista em Administração pela Universidade Salvador (1998). Bacharel em Administração pela Universidade Salvador (1994). Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1988). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão universitária e administração de sistemas de informação.

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Publicado

16.10.2017

Como Citar

FIGUEIREDO, M. G. M. de; RODRÍGUEZ, V. B. C.; BARROS, M. J. F. de. O poder da identidade visual dos restaurantes de shopping mediante uma abordagem gestáltica. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 476–490, 2017. DOI: 10.5020/2318-0722.23.3.476-490. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/6004. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos