Editorial
Resumo
Esta segunda edição de 2015 apresenta 12 artigos, sendo todos de autores externos à Universidade de Fortaleza. Quanto à epistemologia, 11 são estudos positivistas e um estudo crítico. Quanto ao escopo geográfico nove tratam de organizações brasileiras e três de organizações internacionais. Quanto ao setor, oito estudos referem-se ao setor privado, três aos setores públicos e privados e um estudo refere-se exclusivamente ao setor público. Quanto ao campo de estudo, nove trabalhos referem-se à administração, um de contabilidade, um de turismo e um de economia. Quanto ao objeto empírico dois estudos são de instituições de ensino, dois de varejo, dois de exportação e investimento direto, e os demais representam um estudo cada (governo estadual, indústria alimentícia, setor turístico, consultoria e um geral). Quanto às áreas temáticas, dois são de organizações e recursos humanos, dois de estratégia, dois de negócios internacionais, e os demais com um trabalho cada (estudo socioambiental, gestão do turismo, empreendedorismo, marketing, gestão tributária e economia pública). Quanto ao tipo de pesquisa seis são estudos teórico-empíricos de campo, três são estudos de caso e três são ensaios. Quanto à natureza da pesquisa seis são estudos qualitativos e seis são quantitativos. Quanto à língua todos os 12 trabalhos são em português e finalmente quanto à origem das instituições de ensino superior, todos os trabalhos são de IES nacionais. Quanto à formatação nove são artigos em ABNT e três em APA. Em suma os trabalhos aqui apresentados são em sua maioria positivistas, de organizações brasileiras, pertencentes ao setor privado, do campo da administração, com objetos empíricos e áreas temáticas variadas, teórico-empíricos com estudos de campo, com uso de métodos qualitativos e quantitativos, escritos em português e pertencentes a pesquisadores de instituições de ensino brasileira. Um destaque foi para o balanceamento de estudos qualitativos e quantitativos e o crescimento de artigos escrito na formatação APA.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores