Uma aplicação do Z-Score (An application of the Z-Score)

Autores

  • Bruno José Machado de Almeida Escola de Negócios de Coimbra (Coimbra Business School)
  • Pedro Miguel Torres Carvalho
  • José Joaquim Marques de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2016.v22n1p11

Resumo

O propósito deste estudo é aplicar a metodologia do Z-score a uma empresa do setor metalúrgico português que opera em um ambiente generalizado de crise estrutural, o que acabou por repercutir no setor e na organização. Coligimos as demonstrações financeiras da empresa, desde 2008 até 2012, tendo coletado os dados indispensáveis à aplicação do modelo. Em simultâneo, procedemos à análise da estratégia da empresa refletida nos planos e programas previsionais de 2012 a 2015. Obtidos e analisados os indicadores do Z-score relacionados com a história da empresa, imediatamente constatamos a sua profunda degradação. No entanto, a administração da unidade, apoiada em uma estratégia de diversificação e redução de custos, sempre julgou favoravelmente a continuidade da empresa. A estratégia de turnaround encetada e apoiada em informação financeira prospectiva, baseada em pressupostos credíveis, evidencia que os indicadores do Z-score recuperavam à medida que a linha estratégica formulada ia sendo implementada. A conclusão obtida aponta para a importância da estratégia no going concern, situação que é evidenciada na quantificação proporcionada pelo modelo. DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p11

Biografia do Autor

Bruno José Machado de Almeida, Escola de Negócios de Coimbra (Coimbra Business School)

Doutorado em Ciências Económicas Empresariais na área de Contabilidade e Auditoria pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha), Mestre em Contabilidade e Auditoria pela Universidade Aberta (Portugal), Licenciado em Contabilidade e Auditoria pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (Portugal), Professor Coordenador da Escola de Negócios de Coimbra (Coimbra Business School)

Pedro Miguel Torres Carvalho

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal), MBA em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (Portugal)

José Joaquim Marques de Almeida

Doutorado em Ciências Económicas Empresariais na área de Contabilidade e Auditoria pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha), Professor Catedrático da Universidade Lusíada (Portugal)

Downloads

Publicado

28.03.2016

Como Citar

ALMEIDA, B. J. M. de; CARVALHO, P. M. T.; ALMEIDA, J. J. M. de. Uma aplicação do Z-Score (An application of the Z-Score). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 11, 2016. DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p11. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4439. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos