Inovação em serviços para base da pirâmide: estudo de caso no varejo nordestino (Innovation in services for the bottom of the pyramid in the retail sector)

Autores

  • Gibson Meira Oliveira Instituto Federal da Paraíba Universidade Federal da Paraíba
  • André Gustavo Carvalho Machado PPGA/MPGOA/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.22.2.423-450

Resumo

O artigo objetiva analisar como empresas do setor de varejo têm inovado em serviços para atender aos consumidores da base da pirâmide. Foi utilizado o estudo de caso como estratégia metodológica em uma empresa do setor de varejo que opera no nordeste do Brasil. Os resultados demonstraram que a empresa tem realizado inovações de mercado e processos, melhorias, incrementais e formalizadoras. Por meio do Mapa de Transiliência, percebeu-se que novas competências foram desenvolvidas, resultando em inovações arquiteturais. É possível que tal perspectiva esteja alinhada a teoria de inovação disruptiva, podendo ter relação com o Mapa de Transiliência.

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Biografia do Autor

Gibson Meira Oliveira, Instituto Federal da Paraíba Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba, MBA em Gestão Empresarial pelo Fundação Getulio Vargas, Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente professor do Instituto Federal da Paraíba (campus João Pessoa)

André Gustavo Carvalho Machado, PPGA/MPGOA/UFPB

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração; Professor do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes; Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

20.07.2016

Como Citar

OLIVEIRA, G. M.; MACHADO, A. G. C. Inovação em serviços para base da pirâmide: estudo de caso no varejo nordestino (Innovation in services for the bottom of the pyramid in the retail sector). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 423–450, 2016. DOI: 10.5020/2318-0722.22.2.423-450. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4099. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos