A Oferta tecnológica acadêmica da mesorregião do sul fluminense: um estudo informétrico do Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) (The Academic technological offer of the south of rio de janeiro state: a informetric study of the Brazilian Research Groups Directory)
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2016.v22n1p225Resumo
A Mesorregião do Sul Fluminense (MSF) destaca-se no estado do Rio de Janeiro pela sua participação no PIB, por sua importância histórica, pela quantidade de empresas instaladas e também pela quantidade de Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo é identificar o perfil da oferta tecnológica (OT) acadêmica por meio de um estudo informétrico dos grupos de pesquisa (GP) certificados no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq na MSF. O referencial teórico aborda o tema OT, que são inovações criadas com a finalidade suprir as necessidades do mercado por tecnologias. A metodologia resume-se em: (1) filtrar os grupos do estado do Rio de Janeiro; (2) desenvolvimento de um algoritmo para a extração dos dados; (3) limpeza de dados incompletos; (4) análise dos dados. Como resultado, foram identificados: o aumento na quantidade de GP por ano no estado e na MSF; a cidade de Volta Redonda como a que concentra maior numero de GP na MSF; identificação da OT da MSF, concentrada, nas seguintes temáticas: Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. Foi possível identificar que a OT da MSF foi criada para atender às necessidades locais. Ainda, há indícios de colaboração entre Empresa-IES. Encontrou-se com a pesquisa que a principal ofertante de tecnologia é a Universidade Federal Fluminense. A limitação é a base de dados, pois ela não contém dados de pesquisadores independentes ou de grupos de pesquisa não cadastrados no CNPq. Propõem-se, para novos estudos, a replicação deste em outras mesorregiões do ERJ. DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p225Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores