Confiança e comprometimento e sua relação com o desempenho e a intenção de recompra do varejista dentro do canal de marketing (The function of trust and commitment and its relation to the performance and the retailer repurchase intention within the marketing channel)

Autores

  • Carlos Alberto Alves Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2016.v22n1p100

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a função do relacionamento (confiança e comprometimento) entre o varejo e o canal de marketing no desempenho da empresa varejista, por meio da satisfação e da intenção de recompra. Foi realizado um survey com 137 empresas varejistas e utilizada análise estrutural para avaliar as relações entre caminhos. Os achados neste trabalho indicam suporte à premissa central apresentada de que a empresa varejista consegue obter desempenho superior quanto está satisfeita com seu canal de marketing. O estudo se justifica pela contribuição para a teoria da estratégia de marketing, pela aplicação de instrumentos que mensuram a confiança, o comprometimento, a satisfação, a intenção de recompra e o desempenho da empresa varejista. Outra contribuição importante diz respeito às considerações gerenciais, que procuram despertar os gestores de marketing para a importância dos construtos apresentados nesta pesquisa, particularmente o desenvolvimento dos relacionamentos entre os membros do canal de marketing. DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p100

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Alves, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Administração pela Univesidade Nove de Julho - UNINOVE. Coordenador e Professor do Curso de Tecnologia em Marketing da Universidade Nove de Julho - UNINOVE

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Publicado

28.03.2016

Como Citar

ALVES, C. A. Confiança e comprometimento e sua relação com o desempenho e a intenção de recompra do varejista dentro do canal de marketing (The function of trust and commitment and its relation to the performance and the retailer repurchase intention within the marketing channel). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 100, 2016. DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p100. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4089. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos