Motivações de expositores brasileiros e estrangeiros em eventos internacionais (Motivations of brazilians and foreigners exhibitors in international fairs)

Autores

  • Erica Piros Kovacs Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Brigitte Renata Bezerra Oliveira UFRPE
  • Steven Paul Smrekar Albuquerque

Resumo

A atividade internacional que mais fortemente está associada ao aumento da competitividade exportadora da empresa é a participação assídua em feiras internacionais. Neste artigo, o objetivo é identificar as principais motivações que estimulam a participação de expositores brasileiros e estrangeiros em feiras internacionais. Os dados foram coletados durante a realização do Salão Internacional de Alimentação (SIAL), em Paris, e por e-mail. A amostra é composta por 67 empresas oriundas de nove países diferentes. Foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas, análise fatorial e teste T de comparação de médias. Os resultados indicam que as principais motivações para a participação em feiras internacionais estão relacionadas à melhoria da imagem da empresa, estabelecimento de parcerias e venda de produtos. Na análise fatorial, as 29 motivações diferentes foram resumidas a cinco fatores, a saber: fortalecimento da imagem e relacionamento; busca de vantagem competitiva; motivação da equipe e análise da concorrência; busca de novos negócios e parcerias; e relacionamento com fornecedores. Verifica-se que os expositores brasileiros têm menos experiência do que os estrangeiros na participação em feiras e quantidade de viagens internacionais e que há diferenças entre algumas de suas motivações. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n2p470

Downloads

Publicado

22.12.2015

Como Citar

KOVACS, E. P.; OLIVEIRA, B. R. B.; ALBUQUERQUE, S. P. S. Motivações de expositores brasileiros e estrangeiros em eventos internacionais (Motivations of brazilians and foreigners exhibitors in international fairs). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 2, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3949. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos