Motivações de expositores brasileiros e estrangeiros em eventos internacionais (Motivations of brazilians and foreigners exhibitors in international fairs)
Resumo
A atividade internacional que mais fortemente está associada ao aumento da competitividade exportadora da empresa é a participação assídua em feiras internacionais. Neste artigo, o objetivo é identificar as principais motivações que estimulam a participação de expositores brasileiros e estrangeiros em feiras internacionais. Os dados foram coletados durante a realização do Salão Internacional de Alimentação (SIAL), em Paris, e por e-mail. A amostra é composta por 67 empresas oriundas de nove países diferentes. Foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas, análise fatorial e teste T de comparação de médias. Os resultados indicam que as principais motivações para a participação em feiras internacionais estão relacionadas à melhoria da imagem da empresa, estabelecimento de parcerias e venda de produtos. Na análise fatorial, as 29 motivações diferentes foram resumidas a cinco fatores, a saber: fortalecimento da imagem e relacionamento; busca de vantagem competitiva; motivação da equipe e análise da concorrência; busca de novos negócios e parcerias; e relacionamento com fornecedores. Verifica-se que os expositores brasileiros têm menos experiência do que os estrangeiros na participação em feiras e quantidade de viagens internacionais e que há diferenças entre algumas de suas motivações. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n2p470Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores