Proposta de indicadores para avaliar a gestão do conhecimento em instituições

Autores

  • Romualdo Douglas Colauto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ilse Maria Beuren Universidade Regional de Blumenau – Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.12.1.%25p

Resumo

O conceito da gestão do conhecimento aplicado às Instituições de Ensino Superior concebe a instituição como unidade de negócio, de forma que o rastreamento de tendências de mercado e do processo de desenvolvimento dos serviços são variáveis interdependentes que, de forma sinérgica, contribuem para os objetivos organizacionais. Nesse sentido, o trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de indicadores para avaliar a gestão do conhecimento em Instituições de Ensino Superior privadas. A proposta é denominada de Monitor da Gestão do Conhecimento, fruto da reflexão teórica e comparação dos modelos apresentados por Sveiby (1998), Edvinsson e Malone (1998) e Stewart (1997). O Monitor é composto pelos capitais humano, estrutural e de clientes. Esses devem ser monitorados e gerenciados para a efetiva administração de organizações que atuam no segmento de ensino superior. A escolha do sujeito da pesquisa foi intencional em função da acessibilidade aos dados. Trata-se de uma instituição localizada no Estado de Santa Catarina-Brasil. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, adotou-se entrevista semi-estruturada e checklist para identificar os recursos relacionados à infra-estrutura necessária, para operacionalizar o estudo. A pesquisa contribui para a proposição de um conjunto de indicadores que possam facilitar a monitoração da gestão do conhecimento em Instituições de Ensino Superior privadas.

Biografia do Autor

Romualdo Douglas Colauto, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Engenharia de Produção PPGEP/UFSC

Ilse Maria Beuren, Universidade Regional de Blumenau – Santa Catarina

Doutora em Controladoria e Contabilidade FEA/USPProfessora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau – Santa Catarina

Downloads

Como Citar

COLAUTO, R. D.; BEUREN, I. M. Proposta de indicadores para avaliar a gestão do conhecimento em instituições. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.12.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/376. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos