Política de dividendos e fluxos de caixa: um estudo à luz da Teoria da Sinalização (Dividend policy and cash flows: a study in the light of the Theory of Signs)
Resumo
O estudo investiga, pela ótica da Teoria da Sinalização, a relação entre a distribuição de dividendos e os fluxos de caixa futuros de 47 companhias listadas na BM&FBovespa entre 2007 e 2013, compreendo 329 observações. Trata-se de estudo de natureza exploratória e descritiva, no que diz respeito aos seus objetivos, e de abordagem quantitativa, na medida em que os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos. A análise dos dados deu-se com o uso de um modelo de regressão múltipla, por meio de uma análise de dados em painel, adotando-se como variável dependente o ROA em t (proxy do fluxo de caixa) e como variáveis independentes Div./Ação em t-1 (proxy da política de dividendos), além de outras variáveis de controle. Na análise de regressão, verificou-se que a variável Div./Ação não pode explicar o ROA de forma significativa, rejeitando-se a hipótese do estudo. A pesquisa contribui para ampliar o espectro da pesquisa acerca da política de dividendos, ajudando na compreensão de possíveis fatores explicativos para a postura das companhias brasileiras no que diz respeito ao assunto. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n1p211Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores