Consequentes de atitudes de vingança: novos olhares sobre os aspectos negativos no comportamento do consumidor

Autores

  • Ana Paula Benício da Rocha
  • Simony Rodrigues Marins
  • Márcio de Oliveira Mota
  • Ana Augusta Ferreira de Freitas

Resumo

Este artigo busca analisar o comportamento de consumidores após atitudes de vingança, a fim de identificar seus potenciais consequentes. Para tanto, foi feito um estudo exploratório, de natureza qualitativa, por meio de entrevistas estruturadas, além de um grupo focal com praticantes de ações vingativas. Os dados foram interpretados pela técnica da análise temática. Dentre os principais resultados estão o desejo e as atitudes de afastamento, seguidas pela procura de empresas concorrentes. A ineficácia de instrumentos judiciais frente à defesa de consumidores foi marcante, sendo os mecanismos virtuais grandes canais para o resgate da equidade na relação por parte dos consumidores. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n2p633

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Publicado

15.05.2015

Como Citar

BENÍCIO DA ROCHA, A. P.; MARINS, S. R.; MOTA, M. de O.; FERREIRA DE FREITAS, A. A. Consequentes de atitudes de vingança: novos olhares sobre os aspectos negativos no comportamento do consumidor. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3663. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos