A conceptual framework towards understanding the relationship between a sport organization and its sponsors
Resumo
A parceria de patrocínio entre patrocinador e patrocinado, quando analisado o relacionamento business-to-business (B2B), foi pouco investigada. Entretanto, existem muitas pesquisas em outras áreas, o que proporciona pontos de vista muito bons para o assunto. A qualidade dessa parceria B2B é importante para criar, melhorar e manter a parceria, e é crítica para entender as correlações que acontecem nesse relacionamento. Portanto, é proposto um framework conceitual sobre a qualidade do relacionamento patrocinador-patrocinado no esporte, focando nas interações dinâmicas da parceria. Esse framework tenta mostrar a importância do relacionamento de marketing no contexto esportivo, mais especificamente quando se trata do patrocínio. Primeiro, é especificado no que consiste o relacionamento de marketing. Depois, é feita uma revisão sobre patrocínios e seus objetivos. Finalmente, argumenta-se como essas interações ocorrem no relacionamento dessa parceria e qual o papel de cada uma. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n2p584Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores