Escala para mensuração de modelo de negócios

Autores

  • Elnivan Moreira Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Paulo Césa Sousa Batista
  • Márcio de Oliveira Mota

Resumo

Este trabalho teve como objetivo construir e validar uma escala para mensurar as variáveis que definem o conceito de modelos de negócios. Utilizou-se como base teórica principal para a construção das escalas as contribuições de Osterwalder (2004) e Osterwalder e Pigneur (2010) sobre modelo de negócios. O caminho metodológico percorrido para os procedimentos de validação das escalas foi o sugerido por Costa (2011). A escala testada reunia 34 variáveis, agrupadas em quatro pilares: produto/serviço, interface com o cliente, gestão da infraestrutura e gestão financeira. O resultado do trabalho, uma contribuição inédita, foi a escala com 29 variáveis distribuídas nesses quatro pilares. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n2p480

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15.05.2015

Como Citar

SOUSA, E. M.; SOUSA BATISTA, P. C.; MOTA, M. de O. Escala para mensuração de modelo de negócios. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3656. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos