As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade
Resumo
As ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas organizações não devem ser realizadas de forma abstrata, mas atreladas ao negócio em que atuam e em benefício da comunidade do entorno do local em que estão instaladas. A utilização dessas práticas caracteriza o uso da responsabilidade social empresarial estratégica, já que proporciona benefício mútuo para as partes envolvidas. Do mesmo modo, as ações também podem apresentar práticas de natureza responsiva que ocorrem quando as empresas desenvolvem ações com o intuito de reduzir os danos da cadeia de valor e ser uma boa cidadã (PORTER; KRAMER, 2006). Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo descrever as ações de responsabilidade social das empresas referências nessa área, nos seus respectivos setores, e identificar se as ações realizadas por elas podem ser classificadas como estratégicas ou responsivas. A metodologia da pesquisa seguiu o modelo indutivo, descritivo-analítico, qualitativo, e adotou o método da análise de conteúdo para coletar as informações divulgadas sobre responsabilidade social na internet. Foram analisadas duas empresas de dois setores conhecidos pela propensão à adoção de práticas de responsabilidade social: o setor de cosméticos e o setor de energia. Nesse sentido, o estudo da temática torna-se relevante tanto para a academia quanto para a sociedade em geral, pois as ações estratégicas contribuem para que as organizações se diferenciem em um mercado altamente competitivo e otimizem a utilização dos recursos em benefício da própria empresa e dos grupos de interesses. Por fim, averiguou-se que a maioria das ações praticadas pelas empresas estudadas possui um caráter estratégico. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n1p284Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores