O comportamento estratégico e o fator de munificência em empresas da cidade de Icó: um estudo baseado na tipologia de Miles e Snow
Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar o perfil do comportamento estratégico em empresas da cidade de Icó juntamente com o ambiente percebido pelos empresários, através da tipologia de Miles e Snow (1978), que diferencia o comportamento das empresas de acordo com sua estratégia em: prospectoras, analíticas, reativas e defensivas. O método utilizado na pesquisa foi uma survey do tipo descritiva, com abordagem quantitativa. Para a amostra, foram utilizadas empresas cadastradas na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O questionário utilizado para captação do comportamento estratégico foi o de Conaltetal (1990), e para quantificar a munificência ambiental das empresas foi utilizado o questionário de Castrogiovani (1991). As empresas icoenses são, em sua maioria, do tipo prospectoras (36%) e apresentam alta munificência para o ambiente em que estão inseridas. Quanto à relação da munificência com o comportamento estratégico, não houve significância estatística (α<0,05). Diferentemente do que propõe a população, o campo empresarial da cidade é favorável ao desenvolvimento. As empresas que atuam na localidade estão se inserindo em um novo modelo empresarial e necessitam de credibilidade e confiança da população para dinamizar e adequar-se ainda mais ao cenário econômico global. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n1p106Downloads
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