Análise das dinâmicas de desenvolvimento do arranjo produtivo local de tecnologia da informação de Fortaleza-CE: direções para fortalecimento do setor a partir da modelagem de sistemas

Autores

  • Alexandre Gomes Galindo LASO/ITC
  • Samuel Façanha Câmara

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de estudar as variáveis envolvidas nas dinâmicas de desenvolvimento do arranjo produtivo local (APL) de tecnologia da informação de Fortaleza utilizando a dinâmica de sistemas como abordagem metodológica. Foram realizados procedimentos de modelagem com diagramas de enlace causal e de estoque e fluxo, bem como procedimentos de simulação de dinâmicas do setor por meio de software específico (STELLA), envolvendo a identificação de variáveis vinculadas às ações indutoras de desenvolvimento. As simulações sugeriram que as dinâmicas de maior impacto positivo são aquelas relacionadas ao atendimento da demanda e à inovação tecnológica.

Downloads

Publicado

10.12.2014

Como Citar

GALINDO, A. G.; CÂMARA, S. F. Análise das dinâmicas de desenvolvimento do arranjo produtivo local de tecnologia da informação de Fortaleza-CE: direções para fortalecimento do setor a partir da modelagem de sistemas. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 18, n. 2, 2014. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3338. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos