A gestão voltada para a responsailidade ambiental: considerações sobre
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.11.2.%25pResumo
Este trabalho apresenta algumas considerações sobre a gestão focada na responsabilidade ambiental considerando o papel exercido pelas instituições educacionais na construção deste novo paradigma. Partiu-se do pressuposto de que a responsabilidade ambiental somente se consolidará a partir da adoção de seus princípios pelas instituições escolares. Procedeu-se uma revisão bibliográfica sobre o estado da arte da gestão ambiental e sobre a caracterização da instituição educacional. Adotou-se como referencial de análise alguns aspectos ligados à educação ambiental, além de aspectos de natureza administrativa, como a questão da qualidade e a questão dos custos. No desenvolvimento da análise estas três variáveis são abordadas sobre três elementos fundamentais: os estudantes, enquanto receptor direto dos serviços; a instituição, a fornecedora doa serviços; e a sociedade em geral, considerada também como receptora indireta dos serviços. A análise permitiu concluir que, além da necessidade do envolvimento das instituições educacionais no debate sobre a questão ambiental, a adoção de um modelo de gestão com foco na responsabilidade ambiental promove diversos benefícios para a organização, que vão desde o melhor cumprimento de sua missão educativa até a constituição de vantagem competitiva.Downloads
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