Marketing societal e marketing social: uma visão empresarial

Autores

  • Maria Rosa Bueno Morais Universidade Metodista de Piracicaba
  • Antonio Carlos Giuliani Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba
  • Osvaldo Elias Farah Universidade de São Paulo
  • Eduardo Spers Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.11.2.%25p

Resumo

Analisar o papel social das empresas dentro da orientação do marketing societal é objetivo deste estudo. A adoção das ações sociais são enquadradas dentro dos conceitos de marketing social e marketing de causas sociais, como uma atividade estratégica que busca estabelecer um novo relacionamento entre as empresas e a sociedade. Nessa visão ampliada do marketing, a parceria e os benefícios mútuos entre ambas contribuem positivamente para o novos requisitos ercadológicos da atuação empresarial que são: gerar lucro, proporcionar satisfação aos consumidores e atender os interesses públicos. Para avaliar se os conceitos teóricos condizem com a percepção empresarial, foi realizado realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo 42 empresários da região de Campinas/SP. O estudo apontou a consciência dos empresários para a questão social e que a prática da cidadania corporativa agrega valor à marca, podendo ser um diferencial competitivo. Apesar do interesse demonstrado, as empresas pesquisadas não dispõem de pessoas para desenvolver ou buscar alianças para o desenvolvimento de projetos focados em causas sociais, fato que restringe a adoção do marketing de causas sociais pelo grupo estudado.

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Biografia do Autor

Maria Rosa Bueno Morais, Universidade Metodista de Piracicaba

Mestre pela Universidade Metodista de Piracicaba

Antonio Carlos Giuliani, Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba

Osvaldo Elias Farah, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo

Eduardo Spers, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo

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Como Citar

MORAIS, M. R. B.; GIULIANI, A. C.; FARAH, O. E.; SPERS, E. Marketing societal e marketing social: uma visão empresarial. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 11, n. 2, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.11.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/321. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos