A tecnologia da informação como fator de competitividade em um arranjo produtivo local (APL): o caso do carcinicultura do Rio Grande do Norte

Autores

  • Marcos Fernando Medeiros Faculdade Católica Nossa Senhora das Neves
  • Benny Kramer Costa Centro Universitário Nove de Julho
  • Manoel Veras de Sousa Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.13.1.%25p

Resumo

Este estudo aborda a utilização da tecnologia da informação por um Arranjo Produtivo Local – APL. Realizou-se no APL da carcinicultura no Estado do Rio Grande do Norte e teve por objetivo buscar a compreensão de como o uso da tecnologia da informação (TI) contribui para a competitividade do APL citado. APL pode ser conceituado como uma aliança entre organizações que possuem um projeto coletivo, para elevar a sua competitividade e participação no mercado. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, através da utilização de múltiplos casos selecionados dentre as empresas que compõem o APL da carcinicultura no RN. Foi realizada uma análise qualitativa. Os resultados da pesquisa indicaram que as empresas percebem a importância do uso da TI, mas que, na prática, a sua utilização é limitada, principalmente em se tratando de Sistemas Integrados de Gestão e sistemas baseados no comércio eletrônico. Outro resultado encontrado foi que algumas empresas, embora façam parte do APL, ainda não colaboram eletronicamente entre si, seja através da troca de informações não estruturadas, ou mesmo através de sistemas de informações interorganizacionais. As principais recomendações diante dos resultados obtidos é que as empresas atuem ativamente para o fortalecimento do APL, fazendo uso dos recursos da TI como forma de aumento da competitividade.

Biografia do Autor

Marcos Fernando Medeiros, Faculdade Católica Nossa Senhora das Neves

Faculdade Católica Nossa Senhora das Neves

Benny Kramer Costa, Centro Universitário Nove de Julho

Centro Universitário Nove de Julho

Manoel Veras de Sousa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Como Citar

MEDEIROS, M. F.; COSTA, B. K.; NETO, M. V. de S. A tecnologia da informação como fator de competitividade em um arranjo produtivo local (APL): o caso do carcinicultura do Rio Grande do Norte. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 13, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.13.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/258. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos