Incubadoras de Empresas: Uma experiência em Pernambuco.

Autores

  • Abraham Benzaqüen Sicsú Universidade de Fortaleza
  • Joyce Lene Gomes Cajueiro Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.10.1.%25p

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi averiguar a experiência de Incubação de Empresas em Pernambuco, iniciada na década de 90, de modo a apresentar o surgimento e evolução do processo de incubação de empresas no Estado, assim como fazer um estudo das incubadoras em funcionamento e suas peculiaridades. A análise dos dados se dá através da abordagem qualitativa, devido ao curto período de tempo transcorrido desde o surgimento das primeiras iniciativas do processo de incubação em Pernambuco e a pequena quantidade de incubadoras de empresas em operação no Estado. O estudo é de natureza exploratória e descritiva e usa um método comparativo de elementos que permite evidenciar as diferenças e semelhanças entre as incubadoras, mostrando a experiência realizada no estado. Os resultados apresentados, na pesquisa, demonstram que a incubação em Pernambuco é recente. Em 10 anos foram criadas 5 incubadoras de empresas, no estado, e há perspectiva de implantação de outras unidades.

Biografia do Autor

Abraham Benzaqüen Sicsú, Universidade de Fortaleza

Doutor em Economia – UNICAMP, Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da UFPE, Pesquisador Titular da Fundação Joaquim Nabuco

Joyce Lene Gomes Cajueiro, Universidade de Fortaleza

Doutoranda em Engenharia de Produção- UFPE.

Downloads

Como Citar

SICSÚ, A. B.; CAJUEIRO, J. L. G. Incubadoras de Empresas: Uma experiência em Pernambuco. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.10.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/228. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos