Influências da gestão ambiental sobre empresas líderes do setor de telecomunicações
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.14.2.%25pResumo
O ambiente empresarial tem-se tornado mais competitivo, exigindo das empresas a busca por excelência, bem como respostas rápidas e produtos de alta de qualidade, em todos os seus aspectos, especialmente o ambiental. Este trabalho discute como as novas visões de gestão de recursos ambientais estão sendo aprendidas pela alta gestão de seis empresas líderes de telecomunicações no Brasil, convertendo-as no novo paradigma de desenvolvimento sustentável. Aborda também como as relações entre os processos de inovação sistêmicos e a gestão socioambiental propriamente dita, envolvem o conhecimento como importante variável de competição estratégica entre as empresas no ambiente de negócio globalizado em que atuam. A metodologia baseou-se em um estudo exploratório, qualitativo e não probabilístico, realizado em seis empresas do setor. A partir da metodologia foi construída uma tipologia para localizar as práticas de gestão ambiental brasileiras, das empresas pesquisadas, em relação às principais tendências internacionais. A pesquisa revelou que as ações voltadas para o meio ambiente são criadas pela legislação, certificação e iniciativas isoladas ao redor de P&D. O cenário aqui apresentado demonstrou uma perspectiva de avanço no comportamento das empresas estudadas, ao serem capazes de articular esforços isolados, através do desenvolvimento de algumas práticas de marketing ambiental, início de uma postura pró-ativa, através de preocupações ambientais detectadas em seus planejamentos estratégicos.Downloads
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