Gestão de inovação e fatores de competitividade na bioindústria brasileira –

Autores

  • Adelaide M.C. Baêta Universidade de Fortaleza
  • Valéria M.M. Judice Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.14.2.%25p

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo exploratório sobre fatores de inovação e competitividade em micro e pequenas empresas (MPEs) de biotecnologia, organizadas em um cluster na região metropolitana de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil. O trabalho empírico baseia-se em entrevistas em profundidade realizadas com diretores e gerentes de P&D numa amostra de 17 empresas de biotecnologia de Minas Gerais selecionadas de uma população de 90 empresas identificadas nesta região. A pesquisa é orientada por duas questões gerais: 1) Como se organizam e qual a intensidade dos processos de inovação em empresas de biotecnologia em Minas Gerais? 2) Como aperfeiçoar processos de gestão de inovação em arranjos produtivos locais, ou clusters? O trabalho está estruturado em 5 seções. A seção introdutória contextualiza o objeto de pesquisa; a segunda apresenta o referencial teórico adotado, destacando o ambiente e atores, assim como a organização industrial dos bio-empreendimentos; a terceira parte descreve a metodologia do estudo empírico; a quarta discute os resultados obtidos na pesquisa e a quinta apresenta as reflexões finais sobre o estudo realizado e as perspectivas futuras.

Biografia do Autor

Adelaide M.C. Baêta, Universidade de Fortaleza

Professora, pesquisadora, Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração de Empresas Faculdade de Ciências Humanas, Fundação Pedro Leopoldo. Dsc., COPPE/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gestão de Inovação Tecnológica

Valéria M.M. Judice, Universidade de Fortaleza

Professora, pesquisadora , Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração de Empresas Faculdade de Ciências Humanas, Fundação Pedro Leopoldo. PhD .SPRU/Sussex University, UK (Políticas de Ciência e Tecnologia)

Downloads

Como Citar

BAÊTA, A. M.; JUDICE, V. M. Gestão de inovação e fatores de competitividade na bioindústria brasileira –. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 14, n. 2, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.14.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/210. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos