O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará

Autores

  • Ricardo César de Oliveira Borges

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.8.1.%25p

Resumo

O desenvolvimento de uma empresa é o objetivo maior de um gestor. A existência dessa organização depende, dentre outros fatores, de uma das funções básicas para a administração: o planejamento. Diante de um cenário concorrido e de um mercado cada vez mais globalizado, a arte de planejar é imprescindível, embora nem sempre seja a mais utilizada. Para ilustrar a assertiva, foi realizado um estudo para a disciplina Elementos da Teoria Econômica, com o Professor Ricardo Vidal, pelos acadêmicos de Administração de Empresas Aline Colares, Ana Paula Rolim, Mary Núbia Borges e Ricardo Cesar Borges, da Universidade de Fortaleza, no biênio 2000/2001, objetivando apresentar o planejamento estratégico da empresa JSB – Comércio e Representações Ltda. como ferramenta para permanência no mercado. A empresa atua no mercado de distribuição de alimentos em todo o Estado. Após análise do setor de vendas, a distribuidora de produtos alimentícios percebeu que atua com deficiência no mercado da cidade de Itapipoca. Motivada pela descoberta, a JSB decidiu elaborar um planejamento estratégico para alcançar o mercado desejado e suprir as necessidades da população, não somente local, mas também da circunvizinhança. Palavras-Chave: Planejamento estratégico. Cenário econômico

Biografia do Autor

Ricardo César de Oliveira Borges

Aluno do Curso de Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Secretário do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Ceará – Uece.

Como Citar

CÉSAR DE OLIVEIRA BORGES, R. O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.8.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1973. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos