Revisitando Taylor, passado ou presente?

Autores

  • Maria da Graça de Holanda Martins
  • Serafim Firmo de Sousa Ferraz
  • Francisco Correia de Oliveira
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.8.1.%25p

Resumo

A Universidade de Fortaleza - UNIFOR, dando continuidade aos seus Painéis de Administração Contemporânea, realizou, em abril de 2001, um evento em que quatro Professores de Administração, especialistas na área, expuseram seus pontos de vista sobre a contribuição de Frederick W. Taylor para a Administração no século XX e seu legado para o século atual. Os autores discorreram sobre o tema de forma independente, sem nenhuma consulta prévia, exatamente para a discussão dos pontos conflitantes, se, por acaso, houvessem. O resultado dos quatro trabalhos está aqui apresentado. Não foi feita nenhuma alteração no depoimento de cada um dos Professores, nem a transcrição do caloroso debate ocorrido, para que as convergências e divergências sobre a obra deste importante pioneiro da Ciência da Administração fossem mais uma vez realçadas. Palavras-chave: Administração Científica. Estudo de tempos e movimentos. Eficiência. Racionalidade.

Biografia do Autor

Maria da Graça de Holanda Martins

MEstre em admisnitração pela Universidade de Fortaleza - UNifor, Professora de Teoria Geral da Administração e de Introdução a Administração, curso de Administração da UNIFOR. Email: coloco@secrel.com.br

Serafim Firmo de Sousa Ferraz

Doutor em Administração e Professor Titular do Curso de Mestrado em Administração da Universidade de Fortaleza.

Francisco Correia de Oliveira

Doutor em Administração e Professor Titular do Curso de Mestrado em Administração da Universidade de Fortaleza.

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte

Doutor em Administração e Professor Titular do Curso de Mestrado em Administração da Universidade de Fortaleza.

Publicado

22.11.2010

Como Citar

MARTINS, M. da G. de H.; FIRMO DE SOUSA FERRAZ, S.; CORREIA DE OLIVEIRA, F.; HENRIQUE ARRUDA CAVALCANTE FORTE, S. Revisitando Taylor, passado ou presente?. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.8.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1965. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos