Hipermídia adaptativa no sistema de gestão da educação superior

Autores

  • Oscar Dalfovo
  • Eduardo Biss
  • Pedro S. Zanchett

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.15.2.%25p

Resumo

Atualmente a internet está cada vez mais dinâmica. Entretanto muitos sites violam princípios básicos de usabilidade, exigindo alto grau de concentração dos usuários para navegar satisfatoriamente. Este artigo consiste na implementação das técnicas da Hipermídia Adaptativa (HA) no sistema de gestão educacional, a fim de adaptar o ambiente de acordo com as preferências e habilidades técnicas de cada usuário. Com base nos dados armazenados de cada usuário, o sistema verifica qual o tipo de usuário, e apresenta uma página personalizada de acordo com o seu modelo de usuário. Outra adaptação do sistema é no menu de links, que armazena os links mais acessados e depois apresenta o menu adaptado de acordo com a quantidade de acessos dos usuários nos links. As técnicas apresentação adaptativa, apresentação adaptável e classificação adaptativa, são utilizadas para a adaptação. O desenvolvimento é feito em PHP e o banco de dados MySQL.

Biografia do Autor

Oscar Dalfovo

Universidade Regional de Blumenau – Programa de Pós-Graduação em Administração / Departamento de Sistemas e Computação

Eduardo Biss

Universidade Regional de Blumenau – Departamento de Sistemas e Computação

Pedro S. Zanchett

Prof. Departamento de Sistemas e Computação - Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Prof. da Associação Educacional do Vale de Itajaí Mirim (ASSEVIM). Universidade Regional de Blumenau – Departamento de Sistemas e Computação

Publicado

17.11.2010

Como Citar

DALFOVO, O.; BISS, E.; S. ZANCHETT, P. Hipermídia adaptativa no sistema de gestão da educação superior. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 15, n. 2, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.15.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1919. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos