Modelo de Negócio Sustentável em uma Empresa Certificada pelo Sistema B

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2025.31.e14481

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Modelo de negócio sustentável, Sistema B

Resumo

O objetivo consiste em analisar as características do modelo de negócio sustentável de uma empresa certificada pelo Sistema B. Foi realizado um estudo de caso único, em uma indústria de embalagens certificada pelo Sistema B, localizada no Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, documentos, e observação não participante. Os dados foram analisados com auxílio do software NVivo. Os principais resultados mostram que a empresa atua com a resolução de problemas socioambientais; beneficia o modelo de negócio com a certificação; possui lideranças com valores socioambientais e utiliza indicadores de sustentabilidade como uma forma de melhoria contínua do modelo de negócio sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Wecker, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre em Administração pela Universidade Feevale. Graduada em Administração pela Universidade Feevale.

Cristiane Froehlich, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil

Docente e Pesquisadora do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Feevale.

Referências

Agwu, U. J., & Bessant, J. (2021). Modelos de negócios sustentáveis: uma revisão sistemática de abordagens e desafios na manufatura. Revista de Administração Contemporânea, 25(1), 1-18. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2021200202.en

Alonso-Martinez, D., Marchi, V. de, & Maria, E. (2021). The sustainability performances of sustainable business models. Journal of Cleaner Production, 323, 129-145. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.129145

Associação Brasileira de Embalagens. (2022). Site institucional. www.abre.org.br

B Lab. (2021). B-lab e certificação B. https://www.bcorporation.net/pt-br/

Baldo, M. (2019). Acting as a benefit corporation and a B Corp to responsibly pursue private and public benefits: The case of Paradisi Srl (Italy). International Journal of Corporate Social Responsibility, 4(1), 1-18. https://doi.org/10.1186/s40991-019-0042-y

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.

Bianchi, C., Reyes, V., & Devenin, V. (2020). Consumer motivations to purchase from benefit corporations (B Corps). Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 27(3), 1445-1453. https://doi.org/10.1002/csr.1897

Boons, F., & Lüdeke-Freund, F. (2013). Business models for sustainable innovation: State-of-the-art and steps towards a research agenda. Journal of Cleaner Production, 45, 9-19. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.07.007

Coelho, M. B., Fragoso, E. J. N., Santiago, A. M. dos S., & Pinheiro, F. A. (2020). Gestão de pessoas e sustentabilidade: Aspectos empíricos e práticos. Revista de Psicologia, 14(51), 349-365. https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2582

Correa, M. E. (2021). Sistema B e as Empresas B na América Latina: Um movimento social que muda o sentido do sucesso empresarial. CAF Banco de Desenvolvimento da América Latina. https://scioteca.caf.com/handle/123456789/1716

Correa, M. E., & Van Hoof, B. (2015). Negocios Sostenibles y las Empresas B. In B. Van Hoof, & H. Gómez (Eds.), Pyme de avanzada: Motor del desarrollo en America Latina (pp. 121-134). Universidad de Los Andes.

Evans, S., Vladimirova, D., Holgado, M., Van Fossen, K., Yang, M., Silva, E. A., & Barlow, C. Y. (2017). Business model innovation for sustainability: Towards a unified perspective for creation of sustainable business models. Business Strategy and the Environment, 26(5), 597-608. https://doi.org/10.1002/bse.1939

Feil, A. A., & Schreiber, D. (2017). Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cadernos EBAPE.BR, 15(1), 667-681. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395157473

Fernandes, J. A. L., Sousa, J. M., Filho, & Viana, F. L. E. (2021). Sustainable business models in a challenging context: The Amana Katu Case. Revista de Administração Contemporânea, 25(3), 1-17. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2021200205.en

Ferreira, D., Silva, P., & Madeira, T. F. (2019). Embalagens verdes: Conceitos, materiais e aplicações. Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação, 1(2), 28-39. https://doi.org/10.33871/26747170.2019.1.2.2780

Foss, N. J., & Saebi, T. (2017). Fifteen years of research on business model innovation: How far have we come, and where should we go? Journal of Management, 43(1), 200-227. https://doi.org/10.1177/0149206316675927

Gamble, E. N., Parker, S. C., & Moroz, P. W. (2020). Measuring the integration of social and environmental missions in hybrid organizations. Journal of Business Ethics, 167(2), 271-284. https://doi.org/10.1007/s10551-019-04146-3

Gehman, J., & Grimes, M. (2017). Hidden badge of honor: How contextual distinctiveness affects category promotion among certified B corporations. Academy of Management Journal, 60(6), 2294-2320. https://doi.org/10.5465/amj.2015.0416

Geissdoerfer, M., Vladimirova, D., & Evans, S. (2018). Sustainable business model innovation: A review. Journal of Cleaner Production, 198, 401-416. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.06.240

Joyce, A., & Paquin, R. L. (2016). The triple layered business model canvas: A tool to design more sustainable business models. Journal of Cleaner Production, 135(5), 1474-1486. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.06.067

Kim, Y. (2021). Certified corporate social responsibility? The current state of certified and decertified B Corps. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 28(6), 1760-1768. https://doi.org/10.1002/csr.2147

Kirst, R. W., Borchardt, M., Carvalho, M. N. M. de, & Pereira, G. M. (2021). Best of the world or better for the world? A systematic literature review on benefit corporations and certified B corporations contribution to sustainable development. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 8(6), 1-18. https://doi.org/10.1002/csr.2160

Laasch, O. (2018). Beyond the purely commercial business model: Organizational value logics and the heterogeneity of sustainability business models. Long Range Planning, 51(1), 158-183. https://doi.org/10.1016/j.lrp.2017.09.002

Landim, A. P. M., Bernardo, C. O., Martins, I. B. A., Francisco, M. R., Santos, M. B., & Melo, N. R. de. (2016). Sustentabilidade quanto às embalagens de alimentos no Brasil. Polímeros, 26, 82-92. https://doi.org/10.1590/0104-1428.1897

Lavnitcki, L., Baum, C. A., & Becegato, V. A. (2018). Política Nacional dos Resíduos Sólidos: Abordagem da problemática no Brasil e a situação na região sul. Ambiente & Educação, 23(3), 379-401. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7783

Lüdeke-Freund, F., & Dembek, K. (2017). Sustainable business model research and practice: New field or passing fancy? Journal of Cleaner Production, 168, 1668-1678. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.08.093

Lüdeke-Freund, F., Carroux, S., Joyce, A., Massa, L., & Breuer, H. (2018). The Sustainable Business Model Pattern Taxonomy: 45 patterns to support sustainability-oriented business model innovation. Sustainable Production and Consumption, 15, 145-162. https://doi.org/10.1016/j.spc.2018.06.004

Morioka, S. N., Bolis, I., Evans, S., & Carvalho, M. M. (2017). Transforming sustainability challenges into competitive advantage: Multiple case studies kaleidoscope converging into sustainable business models. Journal of Cleaner Production, 167, 723-738. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.08.118

Näyhä, A. (2020). Finnish forest-based companies in transition to the circular bioeconomy-drivers, organizational resources and innovations. Forest Policy and Economics, 110, 101-136. https://doi.org/10.1016/j.forpol.2019.05.022

Oliveira, V. M., Correia, S. É. N., & Gomez, C. R. P. (2016). Cultura de consumo, sustentabilidade e práticas empresariais: Como as empresas podem contribuir para promover o valor simbólico da sustentabilidade nas atividades de consumo? Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 5(1), 61-77. https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.335

Opoku, A., Cruickshank, H., & Ahmed, V. (2015). Organizational leadership role in the delivery of sustainable construction projects in UK. Built Environment Project and Asset Management, 5(2), 154-169. https://doi.org/10.1108/BEPAM-12-2013-0074

Organização das Nações Unidas. (2015). Objetivos do desenvolvimento sustentável. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation: A handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons.

Paelman, V., Cauwenberge, P. V., & Bauwhede, H. V. (2021). The impact of B Corp certification on growth. Sustainability, 13(13), 1-16. https://doi.org/10.3390/su13137191

Pascual, J. A. V., Lopes, A. R., Marín, A. J. T., & Vázquez, B. L. (2021). Multiple paths for being recognized as a high impact firm in the banking sector. Economic Research, 34(1), 2790-2811. https://doi.org/10.1080/1331677X.2020.1842224

Petrini, M., Scherer, P., & Back, L. (2016). Modelo de negócios com impacto social. Revista de Administração de Empresas, 56(2), 209-225. https://doi.org/10.1590/S0034-759020160207

Rodrigues, J. (2016). O Movimento B Corp: Significados, potencialidades e desafios [Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/D.12.2017.tde-19122016-152403

Schaltegger, S., Lüdeke-Freund, F., & Hansen, E. G. (2016). Business models for sustainability: A co-evolutionary analysis of sustainable entrepreneurship, innovation, and transformation. Organization & Environment, 29(3), 264-289. https://www.jstor.org/stable/26164769

Sinkovics, N., Gunaratne, D., Sinkovics, R. R., Molina-Castillo, F.-J. (2021). Sustainable business model innovation: An umbrella review. Sustainability, 13(13), 7266-7285. https://doi.org/10.3390/su13137266

Sistema B Brasil. (2021). Relatório Anual 2020. https://www.sistemabbrasil.org/sobre

Stubbs, W. (2017). Characterising B Corps as a sustainable business model: An exploratory study of B Corps in Australia. Journal of Cleaner Production, 144, 299-312. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.12.093

Stubbs, W., & Cocklin, C. (2008). Conceptualizing a sustainability business model. Organization & Environment, 21(2), 103-127. https://doi.org/10.1177/1086026608318042

Tabares, S. (2021). Do hybrid organizations contribute to sustainable development goals? Evidence from B Corps in Colombia. Journal of Cleaner Production, 280(3), 124-145. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.124615

Villela, M., Bulgacov, S., & Morgan, G. (2019). B Corp certification and its impact on organizations over time. Journal of Business Ethics, 170(2), 343-357. https://doi.org/10.1007/s10551-019-04372-9

Wilburn, K., & Wilburn, R. (2014). The double bottom line: Profit and social benefit. Business Horizons, 57(1), 11-20. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2013.10.001

Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: Planejamento e métodos. Bookman.

Zott, C., Amit, R., & Massa, L. (2011). The business model: Recent developments and future research. Journal of Management, 37(4), 1019-1042. https://doi.org/10.1177/0149206311406265

Downloads

Publicado

25.02.2025

Como Citar

WECKER, A. C.; FROEHLICH, C. Modelo de Negócio Sustentável em uma Empresa Certificada pelo Sistema B. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 31, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5020/2318-0722.2025.31.e14481. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/14481. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos