Motivos-Causas da Escolha e Permanência para o Trabalho em uma Instituição de Ensino Público
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e13464Palavras-chave:
ambiente de trabalho, indivíduo-trabalho , vínculosResumo
A presente pesquisa tem o intuito analisar o significado dos motivos para a permanência no trabalho em uma Instituição Pública de Ensino (IPE). No que concerne a elaboração, valeu-se, em um primeiro momento, do arcabouço teórico a partir de contribuições que versam acerca do tema: o que é trabalho, vínculos objetivos e subjetivos de trabalho? A coleta de dados foi realizada por formulário eletrônico que teve o trato a partir da análise de conteúdo e o paradigma interpretativo, em consonância com as falas dos partícipes do estudo e, ao mesmo tempo, assistido pelo embasamento teórico. Os resultados expõem as justificativas da permanência da atividade laboral, onde as falas foram categorizadas em benefícios ambiental, pessoal, social, financeiro e de autorrealização. Desse modo, foi possível diagnosticar que os vínculos do trabalho com a instituição suplantam o caráter meramente objetivo, onde os indivíduos, numa perspectiva holística, destacam fatores subjetivos como reconhecimento, realização, utilidade e de pertencimento, como motivos-causas da permanência na organização, objeto do presente estudo, evidenciando, assim, relações entre o contexto de trabalho e as variáveis apresentadas a partir das vivências dos servidores.
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