Ação sem Reação: O Caso de Insucesso da Beta Equipamentos nos Mercados Colombiano e Peruano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e12379

Palavras-chave:

caso para ensino, internacionalização, modos de entrada, marketing internacional, barreiras culturais

Resumo

O objetivo do presente caso para ensino é proporcionar aos alunos a análise sobre as estratégias de entrada em mercados internacionais e estimular a discussão sobre Marketing Internacional e barreiras culturais. O caso relata a história de uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento e fabricação de máquinas têxteis, a Beta Equipamentos, que vivencia barreiras na entrada em mercados internacionais, especificamente em sua expansão para a Colômbia e para o Peru, países do continente americano. Os sócios da empresa encontram-se em um dilema e precisam repensar a entrada nos mercados colombiano e peruano. A utilização do caso é indicada para disciplinas da graduação que abordam temas relacionados à internacionalização de empresas, como modos de entrada em mercados internacionais, Marketing Internacional e cultura internacional.

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Biografia do Autor

Maíra Círico, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Graduação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí(2019). Atualmente é Trader América do Sul da PBG S/A.

Dinorá Eliete Floriani, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Gabrielle Damo Rossato, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

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Publicado

07.03.2023

Como Citar

CÍRICO, M.; FLORIANI, D. E.; ROSSATO, G. D. Ação sem Reação: O Caso de Insucesso da Beta Equipamentos nos Mercados Colombiano e Peruano. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 29, p. 1–12, 2023. DOI: 10.5020/2318-0722.2023.29.e12379. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12379. Acesso em: 21 abr. 2024.

Edição

Seção

Casos para Ensino