Desenvolvimento da Capacidade de Inovação de Produto em Empresas de Base Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.e11879

Palavras-chave:

Capacidade de inovação, Inovação de produto, Comportamentos, Habilidades, Empresa de Base Tecnológica

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as inovações de produto desenvolvidas pelas empresas investigadas e os comportamentos e habilidades que sustentaram o desenvolvimento da capacidade de inovação de produto (CIP). Foi realizada uma pesquisa empírica de natureza exploratória e descritiva, mediante estudo de casos múltiplos em 21 empresas de base tecnológica (EBTs) do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados por intermédio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento da CIP ocorreu por meio de comportamentos e habilidades a saber: habilidade criativa, capacidade de inovar proativamente, agilidade em inovar, habilidade de orientação para o mercado, capacidade de identificar oportunidades de mercado e capacidade de flexibilidade. Esses comportamentos e habilidades sustentaram o desenvolvimento das diversas inovações identificadas de produto. Assim, concluiu-se que a CIP é importante para o sucesso das EBTs, e que conhecendo tais comportamentos e habilidades, gestores e demais atores podem aplicá-las dentro de suas organizações, tornando-as mais competitivas.

Biografia do Autor

Clarice Vepo do Nascimento Welter, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Roberto Schoproni Bichueti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Adjunto no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Administração pela UFSM.

Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Doutor em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Zaragoza (Espanha).

Gabriela Cappellari, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora adjunta na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Referências

ALMEIDA, J. M. S. et al. Relational capacity and new product development in small techonology-based firms. Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 7, n. 3, p. 141-166, 2018. DOI: 10.14211/regepe.v7i3.857

ANDREEVA, T.; CHAIKA, V. Dynamic Capabilities: What they need to be dynamic? St. Petersburg State University, 2006.

ANDREWS, J.; SMITH, D. C. In search of the marketing imagination: Factors affecting the creativity of marketing programs for mature products. Journal of Marketing Research v. 33, n. 2, p. 174-187, 1996. DOI: 10.2307/3152145

AKGÜN, A. E.; LYNN, G. S. New product development team improvisation and speed-to-market: An extended model. European Journal of Innovation Management, v. 5, n. 3, p. 117-129, 2002. DOI: 10.1108/14601060210436709

AKMAN, G.; YILMAZ, C. Innovative capability, innovation strategy and market orientation: An empirical analysis in Turkish software industry. International Journal of Innovation Management, v. 12, n. 1, p. 69-111, 2008. DOI: 10.1142/S1363919608001923

BAGGIO, D.; GAVRONSKI, I.; LIMA, V. Z. Inovação aberta: Uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas. Revista Ciências Administrativas, v. 25, n. 3, p. 1-14, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2019.7507

BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70, 2011.

BARRETO, I. (2010). Dynamic capabilities: A review of past research and an agenda for the future. Journal of Management, v. 36, n. 1, p. 256-280, 2010. DOI: 10.1177/0149206309350776

BERENDS, H. et al. Product innovation processes in small firms: Combining entrepreneurial effectuation and managerial causation. Journal of Product Innovation Management, v. 31, n. 3, p. 616-635, 2014. DOI: 10.1111/jpim.12117

BITTENCOURT, B. A.; ZEN, A. C.; PRÉVOT, F. Capacidade de inovação dos clusters: Entendimento da inovação de redes geográficas de negócios. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 21, Ed. Esp., p. 647-663, 2019. DOI: 10.7819/rbgn.v21i4.4016

BODLAJ, M.; COENDERS, G.; ZABKAR, V. Responsive and proactive market orientation and innovation success under market and technological turbulence. Journal of Business Economics and Management, v. 13, n. 4, p. 666-687, 2012. DOI: 10.3846/16111699.2011.620143

BONINI, L. A.; SBRAGIA, R. O modelo de design thinking como indutor da inovação nas empresas: Um estudo empírico. Revista de Gestão e Projetos – GeP, v. 2, n. 1, p. 3-25, 2011. Link

CAMARGO, A. A. B. Capacidades dinâmicas em uma empresa secular de serviços: o caso Berlitz. 2012. 301 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. Link

ÇAKAR, N. D.; ERTÜRK, A. Comparing innovation capability of small and medium-sized enterprises: examining the effects of organizational culture and empowerment. Journal of Small Business Management, v. 48, n. 3, p. 325-359, 2010. DOI: 10.1111/j.1540-627X.2010.00297.x

CASSIA, A. R. Impacto das capacidades dinâmicas sobre a capacidade inovativa moderado pela turbulência tecnológica e pela orientação proativa para o mercado. 2016. 198 f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Nove de Julho – Uninove, São Paulo, 2016. Link

CHANG, J.; BAI, X.; LI, J. J. The influence of leadership on product and process innovations in China: The contingent role of knowledge acquisition capability. Industrial Marketing Management, v. 50, p. 18-29, 2015. DOI: 10.1016/j.indmarman.2015.04.014

COLLIS, D. J. Research note: How valuable are organizational capabilities? Strategic Management Journal, v. 15, n. 51, p. 143-152, 1994. DOI: 10.1002/smj.4250150910

DAMANPOUR, F. Organizational innovation: A meta-analysis of effects of determinants and moderators. Academy of Management Journal, v. 3, n. 34, p. 555-590, 1991. DOI: 10.5465/256406

DANNEELS, E.; KLEINSCHMIDTB, E. J. Product innovativeness from the firm’s perspective: Its dimensions and their relation with project selection and performance. Journal of Product Innovation Management, v. 18, n. 6, p. 357-373, 2001. DOI: 10.1111/1540-5885.1860357

DAY, G. S. The capabilities of market-driven organizations. Journal of Marketing, v. 58, n. 4, p. 37-52, 1994. DOI: 10.2307/1251915

DU, Y.; ZHANG, L.; ZHANG, Z. Recursos são importantes: Influência combinada das demandas de trabalho e controle de trabalho no engajamento do processo criativo. The Journal of Psychology, v. 153, n. 2, p. 141-160, 2019. DOI: 10.1080/00223980.2018.1503588

EISENHARDT, K. M.; MARTIN, J. A. Dynamic Capabilities: What are they? Strategic Management Journal, v. 21, n. 10-11, p. 1105-1121, 2000. DOI: 10.1002/1097-0266(200010/11)21:10/11<1105::AID-SMJ133>3.0.CO;2-E

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FONTANA, R.; NUVOLARI., A.; SAVIOTTI, P. P. Introduction to the Journal of Evolutionary Economics Special Issue: The product characteristics approach to innovation studies. Journal of Evolutionary Economics, v. 19, n. 4, p. 463–469, 2009. DOI: 10.1007/s00191-009-0139-7

FONSECA, T. D. O impacto das capacidades dinâmicas na inovação: uma comparação entre empresas vinícolas da Região do Alentejo e da Região de Provence. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Negócios Internacionais) – Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, 2012. Link

FROEHLICH, C.; NODARI, C. H. (2021). Dynamic Capabilities and innovation in health services. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 14, n. 2, p. 115-135, 2021. DOI: 10.19177/reen.v14e22021115-135

GALLEGOS, J. F. D. C.; TORNER, F. M. Absorptive capacity and innovation in low-tech companies in emerging economies. Journal of Technology Management & Innovation, v. 13, n. 2, p. 3-10, 2018. DOI: 10.4067/S0718-27242018000200003

GARCIA, R.; CALANTONE, R. A critical look at technological innovation typology and innovativeness terminology: A literature review. Journal of Product Innovation Management, v. 19, n. 2, p. 110-132, 2002. DOI: 10.1111/1540-5885.1920110

GENARI, D.; MACKE, J. Gestão estratégica de recursos humanos e inovação de produto: Proposições de pesquisa relacionadas às práticas de atração, retenção e desenvolvimento. Gestão e Sociedade, v. 12, n. 33, p. 2508-2540, 2018. Link

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GINIUNIENE, J.; JURKSIENE, L. Dynamic Capabilities, innovation and organizational learning: Interrelations and impact on firm performance. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 213, p. 985- 991, 2015. DOI: 10.1016/j.sbspro.2015.11.515

GRIGORESCU, A. et al. Key drivers and skills needed for innovative companies focused on sustainability. Sustainability, v. 12, n. 1, p. 102-116, 2019. DOI: 10.3390/su12010102

HII, J.; NEELY, A. Innovative capacity of firms: on why some firms are more innovative than others. In: INTERNATIONAL ANNUAL EUROMA CONFERENCE, 7. 2000, Gante. Anais [...]. Gante, 2000.

HURLEY, R.; HULT. G. T. M. Innovation, market orientation, and organizational learning: An integration and empirical examination. Journal of Marketing, v. 62, n. 3, p. 42-54, 1998. DOI: 10.2307/1251742

INAN, G.; BITITCI, U. Understanding organizational capabilities and dynamic capabilities in the context of micro enterprises: a research agenda. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 210, p. 310-319, 2015. DOI: 10.1016/j.sbspro.2015.11.371

LAWSON, B.; SAMSON, D. Developing innovation capability in organizations: A dynamiccapabilities approach. International Journal of Innovation Management, v. 5, n. 3, p. 377-400, 2001. DOI: 10.1142/S1363919601000427

MANTHEY, N. B. et al. Desempenho da inovação de produto: Proposição e teste de uma escala. Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 5, p. 136-151, 2021. Link

MEIRELLES, D. S.; CAMARGO, A. A. B. Capacidades Dinâmicas: O que são e como identificá-las? Revista de Administração Contemporânea, v. 18, Ed. Esp. 3, p. 41-64, 2014. DOI: 10.1590/1982-7849rac20141289

MENDOZA-SILVA, A. Innovation capability: A sociometric approach. Social Networks, v. 64, p. 72-82, 2021. DOI: 10.1016/j.socnet.2020.08.004

MENGUC, B.; AUH, S. Development and return on execution of product innovation capabilities: The role of organizational structure. Industrial Marketing Management, v. 39, n. 5, p. 820-831, 2009. DOI: 10.1016/j.indmarman.2009.08.004

MENGUC, B.; AUH, S.; YANNOPOULOS, P. Customer and supplier involvement in design: The moderating role of incremental and radical innovation capability. The Journal of Product Innovation Management, v. 31, n. 2, p. 313-328, 2014. DOI: 10.1111/jpim.12097

MILES, R. E.; SNOW, C. C. Organizational strategy, structure and process. New York: McGraw-Hill, 1978.

MOREIRA, V. F.; MORAES, W. F. A.; PEREIRA, Y. V. Integrando e ampliando a base teórica da criação de valor por empresas geograficamente concentradas. Revista Ciências Administrativas, v. 25, n. 1, p. 1-13, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2019.7840

NEELY, A. et al. A framework for analysing business performance, firm innovation and related contextual factors: Perceptions of managers and policy makers in two European regions. Integrated Manufacturing Systems, v. 12, n. 2, p. 114–124, 2001. DOI: 10.1108/09576060110384307

NELSON, R. R.; WINTER, S. G. (2005). Uma teoria evolucionária da mudança econômica. Campinas: Unicamp, 2005.

NEMETH, C. J. Managing innovation: When less is more. California Management Review, v. 40, n. 1, p. 59-74, 1997. DOI: 10.2307/41165922

O’CASS, A.; NGO, L.V. Creating superior customer value for B2B firms through supplier firm capabilities. Industrial Marketing Management, v. 41, n. 1, p. 125-135, 2012. DOI: 10.1016/j.indmarman.2011.11.018

SANTOS, M. J.; PERIN, M. G.; SAMPAIO, C. H. Capacidade de inovação de produto: Percepção dos gestores. Revista Pretexto, v. 19, n. 1, p. 43-55, 2018. DOI: 10.21714/pretexto.v19i1.3775

SCHUMPETER, J. The theory of economic development. Cambridge: Harvard University Press, 1934.

SHARMA, S. O.; MARTIN, A. Re-thinking and re-operationalizing product innovation capability: A review, critique and extension of dynamic capability view using theoretical triangulation. European Business Review, v. 30, n. 4, p. 374-397, 2018. DOI: 10.1108/EBR-07-2016-0087

SILVA, S. B. Improving the firm innovation capacity through the adoption of standardized innovation management systems: A comparative analysis of the ISO 56002:2019 with the literature on firm innovation capacity. International Journal of Innovation, v. 9, n. 2, p. 389-413, 2021. DOI: 10.5585/iji.v9i2.19273

SINKOVICS, N. et al. The dark side of trust in global value chains: Taiwan’s electronics and IT hardware industries. Journal of World Business, v. 56. n. 4, p. 1-15, 2021. DOI: 10.1016/j.jwb.2021.101195

SOK, P.; O’CASS, A. Examining the new product innovation - performance relationship: Optimizing the role of individual-level creativity and attention-to-detail. Industrial Marketing Management, v. 47, p. 156-165, 2015. DOI: 10.1016/j.indmarman.2015.02.040

STEFANOVITZ, J. P.; NAGANO, M. S. Gestão da inovação de produto: Proposição de um modelo integrado. Production, v. 24, n. 2, p. 462-476, 2013. DOI: 10.1590/S0103-65132013005000062

SUBRAMANIAM, M.; YOUNDT, M. A. The influence of intellectual capital on the types of innovative capabilities. Academy of Management Journal, v. 48, n. 3, p. 450-463, 2005. DOI: 10.5465/amj.2005.17407911

TEECE, D. J. Dynamic capabilities and strategic management. Oxônia: Oxford University Press, 2009.

TEECE, D. J.; PISANO, G. The dynamic capabilities of firms: An introduction. Industrial and Corporate Change, v. 3, n. 3, p. 537-556, 1994. DOI: 10.1093/icc/3.3.537-a

TEECE, D. J.; PISANO, G.; SHUEN, A. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, v. 18, n. 7, p. 509-533, 1997. DOI: 10.1002/(SICI)1097-0266(199708)18:7<509::AID-SMJ882>3.0.CO;2-Z

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TIGRE, P. B. Gestão da inovação: a economia da tecnologia do Brasil 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WANG, C. L.; AHMED, P. K. The development and validation of the organisational innovativeness construct using confirmatory factor analysis. European Journal of Innovation Management, v. 7, n. 4, p. 303-313, 2004. DOI: 10.1108/14601060410565056

WANG, C. L.; AHMED, P. K. Dynamic capabilities: A review and research.International Journal of Management Reviews, v. 9, n. 1, p. 31-51, 2007. DOI: 10.1111/j.1468-2370.2007.00201.x

WELTER, C. V. N.; SAUSEN, J. O.; CAPPELLARI, G. Tipologias de inovação: Um estudo em organizações graduadas de incubadoras de base tecnológica. Revista Iberoamericana de Estratégia – RIAE, v. 18, n. 4, p. 576-597, 2019. DOI: 10.5585/riae.v18i4.16199

WELTER, C. V. N.; SAUSEN, J. O.; ROSSETTO, C. R. The development of innovative capacity as a strategic resource in incubation activities. Revista de Gestão, v. 27, n. 2, p. 169-188, 2020. DOI: 10.1108/REGE-02-2019-0034

XU, F.; RICKARDS, T. Creative management: A predict ed development from research into creativity and management. Creative and Innovation Management, v. 16, n. 3, p. 216-228, 2007. DOI: 10.1111/j.1467-8691.2007.00445.x

XU, R.; SONG, X.; LIU, G. The role of organizational capability on technological innovation. In: INTERNATIONAL COLLOQUIUM ON COMPUTING, COMMUNICATION, CONTROL, AND MANAGEMENT – ISECS, 3., 2008, Guangzhou. Anais [...]. Guangzhou, 2008. DOI: 10.1109/CCCM.2008.328

YESIL, S.; KOSKA, A.; BÜYÜKBESE, T. Knowledge sharing process, innovation capability and innovation performance: An empirical study. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 75, n. 3, p. 217- 225, 2013. DOI: 10.1016/j.sbspro.2013.04.025

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZANANDREA, G. et al. Knowledge sharing, absorptive capacity and innovation in the brazilian apple production chain. Revista Ciências Administrativas, v. 27, n. 3, p. 1-13, 2021. DOI: 10.5020/2318-0722.2021.27.3.9983

ZOLLO, M.; WINTER, S. G. (2002). Deliberate learning and the evolution of ynamic capabilities. Organization Science, v. 13, n. 3, p. 339-351, 2002. DOI: 10.1287/orsc.13.3.339.2780

Downloads

Publicado

29.12.2022

Como Citar

WELTER, C. V. do N.; BICHUETI, R. S. .; SAUSEN, J. da F. C. L. .; BAGGIO, D. K. .; CAPPELLARI, G. Desenvolvimento da Capacidade de Inovação de Produto em Empresas de Base Tecnológica. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 28, p. e11879, 2022. DOI: 10.5020/2318-0722.2022.28.e11879. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11879. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos