Perspectiva Bibliométrica Acerca da Produção Científica Internacional sobre Negócios de Impacto Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e11852

Palavras-chave:

modelo de negócios , negócios sociais , estudos bibliométricos

Resumo

O rápido crescimento das pesquisas na área dos negócios de impacto social, a sua natureza emergente e a inspiração em diferentes disciplinas contribuem para formar uma literatura bastante fragmentada e sem estruturas dominantes. Diante dessa fragmentação conceitual, e objetivando contribuir para o fortalecimento das discussões no meio acadêmico, o presente estudo se propõe a realizar um mapeamento bibliométrico da produção científica construída em torno do tema, considerando publicações internacionais indexadas na Web of Science (WoS) entre 1945 e 2020 para fornecer uma visão abrangente e longitudinal do desenvolvimento do campo. A análise da evolução das publicações; dos autores que mais publicam e os mais citados; dos artigos mais relevantes; dos periódicos mais influentes; dos termos de maior ocorrência; e das redes de cocitação aponta que há um crescimento da produção acadêmica em nível global, marcada por uma grande variedade de tópicos, sendo os mais relevantes: as tensões e os dilemas oriundos da busca por objetivos paradoxais; as perspectivas social e econômica; as dimensões comportamentais/culturais; a variedade de empreendimentos que se encaixam nesse perfil; os aspectos conceituais; as questões relacionadas ao hibridismo organizacional; e a potencialidade dessas organizações na diminuição das desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Torres Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestra e Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialista MBA em Gestão Empreendedora e Inovação (UFCG). 

Suzanne Érica Nóbrega Correia, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Pós-doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD - UFPE). Professora da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGA - UFCG).

Petruska de Araújo Machado, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com Intercâmbio Sanduíche na Aston Business School - Aston University. Pesquisadora de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA - UFPB), atuando na Área de Gestão de Sistemas de Informação e Sustentabilidade.

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Publicado

28.07.2023

Como Citar

SILVA, M. do S. T.; CORREIA, S. Érica N.; MACHADO, P. de A. Perspectiva Bibliométrica Acerca da Produção Científica Internacional sobre Negócios de Impacto Social . Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 29, 2023. DOI: 10.5020/2318-0722.2023.29.e11852. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11852. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos