A Percepção de Valor no Consumo de Calçados de Luxo: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.e10916Palavras-chave:
consumo de calçados, luxo, percepção de valor, estratégias de marketingResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o valor de consumo de luxo, visando identificar quais valores influenciam e norteiam o consumo de calçados de luxo. Os dados para o estudo foram coletados de 675 consumidores e analisados utilizando a técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram que os fatores hedônicos, emocionais e pessoais influenciam positivamente o valor percebido pelo cliente de calçado de luxo. Além disso, os Valores Interação e Financeiro também mostraram-se significativos, visto que resultados apontam que o consumidores levam em consideração aspectos como preço e a possibilidade de acolhimento e reconhecimento em determinados grupos ao adquirirem calçados de luxo. Em suma, este estudo providencia insights para potencializar/aprimorar as estratégias das marcas de luxo do setor de calçados, favorecendo assim, a criação de novas oportunidades e demandas para o mercado de luxo com vistas à vantagem competitiva.
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