Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.e10735

Palavras-chave:

E-commerce. Atitude de Compra. Satisfação. Intenção de Compra.

Resumo

Analisou-se a influência da qualidade percebida, da atitude de compra e da satisfação na intenção de compra, mediante uma survey, aplicada a 350 consumidores, por meio da técnica PLS-SEM. Tem-se que a satisfação influenciou positivamente na intenção de compra, não sendo possível corroborar a relação direta entre qualidade percebida e intenção de compra. Este último resultado aponta para novas possibilidades de estudo, envolvendo uma possível mediação do construto atitude de compra. A qualidade percebida influenciou na atitude de compra e na satisfação. Notou-se, também, que a atitude de compra influenciou na satisfação. Como contribuição, tem-se uma compreensão ampla do comportamento do consumidor em compras online, em pequenos municípios, uma vez que a quantidade reduzida de lojas leva os consumidores a buscarem melhores opções de compras no e-commerce. Metodologicamente esse estudo contribui pela utilização de uma abordagem pouca empregada na proposição de modelos que envolvam os antecedentes de e-commerce.

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Biografia do Autor

Iraci da Costa Lopes, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Piauí - UFPI

Alexandre Rabêlo Neto, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorado em Administração de Empresas na Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina - CEUT, Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Eulálio Gomes Campelo Filho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Engenharia de Negócios (Administração) pela Universidade de Karlsruhe/Alemanha (2009). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP/UFPI.

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Publicado

25.08.2022

Como Citar

LOPES, I. da C.; NETO, A. R.; DO NASCIMENTO, J. C. H. B.; CAMPELO FILHO, E. G. Os Antecedentes da Intenção de Compra em E-Commerce: Uma Análise da Qualidade Percebida, da Atitude de Compra e da Satisfação. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 28, p. e10735, 2022. DOI: 10.5020/2318-0722.2022.28.e10735. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10735. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos