Revisão Bibliométrica sobre Economia Criativa em Periódicos Nacionais entre 2008 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2021.27.3.10412

Resumo

O presente estudo objetivou entender como os pesquisadores brasileiros, no período entre 2008 a 2018, compreenderam e definiram o conceito de Economia Criativa em seus respectivos estudos. Para isso, este estudo fez uso da pesquisa bibliométrica e realizou um levantamento nos bancos de dados da Scielo, Spell e Periódico CAPES, objetivando compreender (a) quais revistas estavam publicando esses artigos, (b) qual a estratificação Qualis CAPES dessas revistas, (c) quais foram os anos que se concentraram as publicações, (d) quais os principais autores abordados na definição de Economia Criativa, (e) quais as áreas das revistas, bem como (f) a localidade e (g) as palavras-chave trazidas pelos artigos analisados. Observou-se, a partir da análise dos doze artigos selecionados, mediante os critérios preestabelecidos, que a autoria dos artigos analisados é de maioria produzida por homens, que a referência mais utilizada acerca do conceito de Economia Criativa é de uma dada pesquisadora e que os estudos predominam na região Sudeste. Conclui-se também que o conceito de Economia Criativa, nos textos analisados, concentra-se nos seguintes aspectos: desenvolvimento, cultura, criatividade e indústrias criativas, assim como a maioria dos estudos analisados trabalham a concepção de Economia Criativa relacionada à criatividade.

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Biografia do Autor

Emmanuelle Lopes de Almeida

Especialista em Gestão Pública (UPE), bacharela em Administração (UFPE), atualmente integrante do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher Elma Novaes (NUGEN - ASCES) e graduanda em Direito (ASCES-UNITA).

Pâmela Karolina Dias, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em gestão, inovação e consumo (PPGIC) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA).Graduada em Administração pelo Centro Acadêmico do Agreste (CAA/UFPE. Pesquisadora do grupo de pesquisa e extensão Grupo Vivências.

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Publicado

28.01.2022

Como Citar

ALMEIDA, E. L. de; DIAS, P. K. Revisão Bibliométrica sobre Economia Criativa em Periódicos Nacionais entre 2008 a 2018. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 27, n. 3, 2022. DOI: 10.5020/2318-0722.2021.27.3.10412. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10412. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

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Artigos