Permeabilidade tubária e gestação após reversão de laqueadura
DOI:
https://doi.org/10.5020/984Palabras clave:
Esterilização tubária, Fertilidade, Testes de Obstrução das Trompas de Falópio, Taxa de gravidez.Resumen
O objetivo deste trabalho foi verificar as freqüências de fertilidade e de gestação em mulheres submetidas a microcirurgia para reversão de laqueadura tubária, via laparotômica, em um Centro Clínico privado, em São Luís, Maranhão, de 08/1999 a 04/2003. Analisaram-se retrospectivamente prontuários de 27 pacientes. Coletaram-se dados referentes à idade, ao motivo da reversão, aos antecedentes obstétricos, à idade na laqueadura tubária, ao tempo de esterilidade e ao resultado cirúrgico (observado por pelo menos seis meses). Verificou-se que a faixa etária mais freqüente foi a de 30-34 anos (44%; p<0,05), com média de 33±4 anos (27 a 40 anos). O motivo principal para solicitação de reversão da laqueadura foi uma nova relação marital (74%; p<0,05). Observaram-se mais freqüentemente mulheres com duas gestações (63%; p<0,05). Verificou-se que a faixa etária mais freqüente na laqueadura foi a de 25-29 anos (52%; p<0,05), com média de 26±4 anos (15 a 34 anos). A diferença entre as médias das idades foi significante (p<0,05). Observou-se um tempo médio de esterilidade de 7±3 anos (1 a 18 anos). A freqüência de permeabilidade tubária foi de 67% e a taxa de gestação de 52%. Não houve associação entre a idade e a freqüência de permeabilidade tubária (p>0,05), e nem entre o tempo de laqueadura e a freqüência de permeabilidade tubária (p>0,05).Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















