Análise do comportamento motor de uma paciente submetida à mastectomia radical
DOI:
https://doi.org/10.5020/413Palavras-chave:
Neoplasias da Mama, Mastectomia Radical, Período Pós-Operatório.Resumo
Objetivo: Analisar o comportamento motor de uma paciente em pós-operatório tardio de mastectomia radical, na execução de algumas atividades de vida diária, sua marcha e sua postura corporal. Métodos: Este é um estudo observacional descritivo, do tipo estudo de caso, realizado em uma Instituição de Ensino Superior de Novo Hamburgo/RS, o qual avaliou, através de filmagem, a execução de atividades da vida diária, marcha e postura de uma paciente mastectomizada. Resultados: As principais alterações encontradas foram: aumento da base de sustentação, oscilação do tronco ao deambular, escoliose em “S”, acentuação das curvas fisiológicas da coluna e atitudes compensatórias para atingir grandes amplitudes de elevação do membro superior homolateral à cirurgia. Conclusão: Concluiu-se que as alterações de comportamento motor, após a cirurgia de mastectomia radical, podem ser razoavelmente minimizadas, restando pequena redução da amplitude de movimento e da força muscular no membro superior e no tronco.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.