Perda de peso e desnutrição em pacientes com doença de alzheimer em Fortaleza - CE
DOI:
https://doi.org/10.5020/2249Palavras-chave:
Doença de Alzheimer, Estado Nutricional, Alterações do Peso Corporal.Resumo
Investigar o estado nutricional e as alterações de peso corporal em pacientes com a doença de Alzheimer atendidos em ambulatório especializado em Fortaleza – CE, Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo transversal comparativo, com abordagem quantitativa, cuja amostra envolveu idosos com e sem a doença de Alzheimer, que frequentaram ambulatório especializado durante o mês de março de 2009. Para avaliar o estado nutricional, utilizou-se o questionário Mini Avaliação Nutricional (MAN) e a classificação do Índice de Massa Corpórea (IMC) proposta por Lipschitz, enquanto que a alteração de peso foi investigada a partir de formulário pré-estabelecido. Resultados: Analisou-se 58 idosos de ambos os sexos, sendo 29 com Alzheimer (grupo 1) e 29 sem a doença (grupo 2). A perda de peso corporal foi a alteração mais frequente relatada pelos dois grupos, sendo que o percentual foi maior no grupo 1 (62,1%, n = 18) do que no grupo 2 (44,8%, n=13). O grupo 1 apresentou maior prevalência de risco de desnutrição, de acordo com a MAN (55,2%, n=16), e a totalidade dos pacientes classificados como desnutridos pelo IMC (20,7%, n=6). Conclusão: Observa-se, portanto, que a perda de peso e a desnutrição estão presentes na realidade em questão, evidenciando a importância do acompanhamento nutricional precoce na doença de Alzheimer.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















