Perda de peso e desnutrição em pacientes com doença de alzheimer em Fortaleza - CE
DOI:
https://doi.org/10.5020/2249Palabras clave:
Doença de Alzheimer, Estado Nutricional, Alterações do Peso Corporal.Resumen
Investigar o estado nutricional e as alterações de peso corporal em pacientes com a doença de Alzheimer atendidos em ambulatório especializado em Fortaleza – CE, Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo transversal comparativo, com abordagem quantitativa, cuja amostra envolveu idosos com e sem a doença de Alzheimer, que frequentaram ambulatório especializado durante o mês de março de 2009. Para avaliar o estado nutricional, utilizou-se o questionário Mini Avaliação Nutricional (MAN) e a classificação do Índice de Massa Corpórea (IMC) proposta por Lipschitz, enquanto que a alteração de peso foi investigada a partir de formulário pré-estabelecido. Resultados: Analisou-se 58 idosos de ambos os sexos, sendo 29 com Alzheimer (grupo 1) e 29 sem a doença (grupo 2). A perda de peso corporal foi a alteração mais frequente relatada pelos dois grupos, sendo que o percentual foi maior no grupo 1 (62,1%, n = 18) do que no grupo 2 (44,8%, n=13). O grupo 1 apresentou maior prevalência de risco de desnutrição, de acordo com a MAN (55,2%, n=16), e a totalidade dos pacientes classificados como desnutridos pelo IMC (20,7%, n=6). Conclusão: Observa-se, portanto, que a perda de peso e a desnutrição estão presentes na realidade em questão, evidenciando a importância do acompanhamento nutricional precoce na doença de Alzheimer.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















