Fatores que interferem na adesão de gestantes com HIV/Aids à terapia anti-retroviral
DOI:
https://doi.org/10.5020/2099Palavras-chave:
Sorodiagnóstico da AIDS, Terapia Combinada, Gestantes.Resumo
Objetivo: Conhecer as experiências de gestantes com HIV/Aids em relação à adesão à terapia anti-retroviral em dois hospitaispúblicos de referência para HIV/Aids em Fortaleza- CE, Brasil. Métodos: Estudo descritivo, realizado com 24 mulheres grávidas que estavam em acompanhamento pré-natal e em uso da terapia anti-re troviral. Os dados sociodemográficos, obstétricos e informações relativas à experiência com a adesão à terapia antirretroviral foram colhidos nos meses de julho a setembro de 2009, por meio de uma entrevista semiestruturada. Resultados: As mulheres tinham média de idade de 29 anos, baixa renda, baixaescolaridade e parceiro fixo. Identificou-se que alguns fatores interferem para que as gestantes façam adesão ao tratamento com antirretrovirais. Dentre estas se destacam a não aceitação do diagnóstico e a ausência de sinais e sintomas de Aids. Entretanto, o medo de transmitir o vírus para o bebê serviu de estímulo para as gestantes aderirem ao tratamento. Conclusão: A não aceitação do diagnóstico e a ausência de sinais e sintomas de Aids interferem negativamente para que as gestantes façam adesão ao tratamento antirretroviral. Por outro lado, o medo do filho nascer com o vírus e a vontade de continuar a viver são estímulos para a adesão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.