Fatores que interferem na adesão de gestantes com HIV/Aids à terapia anti-retroviral
DOI:
https://doi.org/10.5020/2099Palabras clave:
Sorodiagnóstico da AIDS, Terapia Combinada, Gestantes.Resumen
Objetivo: Conhecer as experiências de gestantes com HIV/Aids em relação à adesão à terapia anti-retroviral em dois hospitaispúblicos de referência para HIV/Aids em Fortaleza- CE, Brasil. Métodos: Estudo descritivo, realizado com 24 mulheres grávidas que estavam em acompanhamento pré-natal e em uso da terapia anti-re troviral. Os dados sociodemográficos, obstétricos e informações relativas à experiência com a adesão à terapia antirretroviral foram colhidos nos meses de julho a setembro de 2009, por meio de uma entrevista semiestruturada. Resultados: As mulheres tinham média de idade de 29 anos, baixa renda, baixaescolaridade e parceiro fixo. Identificou-se que alguns fatores interferem para que as gestantes façam adesão ao tratamento com antirretrovirais. Dentre estas se destacam a não aceitação do diagnóstico e a ausência de sinais e sintomas de Aids. Entretanto, o medo de transmitir o vírus para o bebê serviu de estímulo para as gestantes aderirem ao tratamento. Conclusão: A não aceitação do diagnóstico e a ausência de sinais e sintomas de Aids interferem negativamente para que as gestantes façam adesão ao tratamento antirretroviral. Por outro lado, o medo do filho nascer com o vírus e a vontade de continuar a viver são estímulos para a adesão.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















