Políticas públicas para adolescentes em territórios vulneráveis -
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2010.2028Palavras-chave:
Políticas Públicas de Saúde, Ação Intersetorial, Vulnerabilidade, Promoção da Saúde, Sistema Único de Saúde.Resumo
Objetivo: Caracterizar as políticas intersetoriais voltadas para o adolescente, a partir das seguintes variáveis analíticas: adolescência, interdisciplinaridade, intersetorialidade e Sistema Único de Saúde; vulnerabilidade e território; municípios e comunidades saudáveis Métodos: Estudo de natureza documental bibliográfica, no qual se buscou o significado da adolescência, a razão do investimento público nesse segmento social e a discussão da norma e do aparelho de Estado para sua sustentação. Utilizaram-se como categorias de análise: intersetorialidade, complexidade sistêmica da saúde, território de vulnerabilidade, delimitação espacial da política, rede social e espaços saudáveis. Resultados: Políticas públicas integradas em espaços saudáveis têm sido implementadas em diversos locais, tendo a adolescência como objeto focal. As políticas dirigidas a adolescentes, cuja representação simbólica os considera mais independentes e positivos na realidade social, tendem a criar oportunidades e empoderamento mais significativo dos sujeitos. Conclusão: No Estado brasileiro são bem vindos novos espaços de sociabilidade do adolescente, que funcionem como agências socializadoras, contribuam na construção da subjetividade do adolescente, pautem-se na recuperação de valores sociais, e na preparação para a vida a partir de uma consciência ética e cidadãDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.