A percepção de estresse e qualidade de vida de universitários de uma moradia estudantil
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.15374Palavras-chave:
Estresse psicológico, Qualidade de vida, Saúde dos estudantes, UniversidadesResumo
Objetivo: avaliar o estresse e a qualidade de vida de estudantes universitários residentes em uma moradia estudantil de uma universidade pública. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa. Foram utilizados a Escala de Estresse Percebido (EEP-10), o WHOQOL-bref e um questionário estruturado para caracterização do perfil dos estudantes. As coletas ocorreram na própria moradia estudantil. Foram feitas análises descritivas dos dados, análise univariada (razão de prevalência) e multivariada (análise de cluster e de correspondência). Resultados: Participaram do estudo 118 estudantes de graduação com média de idade de 22,16 anos (desvio-padrão 3,73 anos). A maioria constitui-se do gênero masculino (63,5%) e solteira (99,1%). A média de estresse percebido foi de 24,6 (desvio-padrão 6,49), sendo que 58,5% encontra-se com percepção alta de estresse. A qualidade de vida foi considerada mediana, com pontuações próximas aos 50 no WHOQOL-bref, sendo o domínio meio ambiente com a menor pontuação (49,4). Não houve diferenças significativas entre o estresse e as variáveis investigadas. Contudo, obtiveram-se quatro perfis de associação: (1) estresse baixo/moderado, qualidade de vida alta, área de humanas, período inicial do curso, turno não integral; (2) qualidade de vida intermediária, gênero masculino, área de ciências biológicas, período final; (3) estresse alto, área de ciências exatas e da terra, turno integral, período intermediário do curso; (4) estresse alto/muito alto, qualidade de vida baixa e gênero feminino. Conclusão: Os resultados indicaram importantes associações entre o estresse, a qualidade de vida e as características dos estudantes.
Downloads
Traduções deste artigo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nathália Fontella Sturbelle, Fernanda Capella Rugno, Rodrigo da Silva Vital, Estela Cristina Carneseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















