Elaboração de cartilhas como estratégia de prevenção do uso de drogas por caminhoneiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14974

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Drogas Ilícitas, Materiais Educativos e de Divulgação, Caminhoneiros

Resumo

Objetivo: Elaborar uma cartilha educativa sobre promoção da saúde e prevenção do uso de drogas para caminhoneiros. Método: Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida por discentes e docentes da residência multiprofissional da Universidade Federal do Oeste do Pará, realizada no ano de 2023, com caminhoneiros que trafegavam na Rodovia 163, situada no Oeste do Estado do Pará. O material foi desenvolvido em cinco etapas: caracterização preliminar dos sujeitos da pesquisa; abordagem conceitual; elaboração da cartilha; apresentação prévia e correções e validação final. Resultados: Foi construída uma cartilha contendo 14 páginas, divididas em 11 domínios, e disponibilizada nos formatos on-line e impresso. Sua elaboração baseou-se nas necessidades encontradas na vida cotidiana dos caminhoneiros e aborda aspectos de saúde e cuidados que visam esclarecer e/ou alertar sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool e outras drogas. A cartilha foi estruturada considerando o contexto de inserção do público, utilizando a técnica de síntese de conteúdo, por meio do uso da linguagem acessível, buscando, para além do aprendizado autônomo, a mudança de paradigmas. Considerações finais: O uso de materiais educativos, construído a partir da inserção na rotina dos indivíduos, com agrupamento de informações que possam ser incorporadas no cotidiano social, pode ser uma ferramenta eficaz no processo de educação popular em saúde. No caso dos caminhoneiros, a cartilha oferece informações básicas sobre a rotina exaustiva da profissão e os cuidados de saúde necessários a esse grupo de profissionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deliane dos Santos Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil

Mestranda do PPGCSA/UFOPA. Especialista em Estratégia Saúde da Família pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Avaliação e analises toxicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Covid-19, Intoxicação, diagnóstico por biologia molecular, Pericia Criminal, Análises Clínicas e Estratégia Saude da Familia.

Ellen Kricia Duarte Ribeiro Castro, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil

Bacharelado em odontologia pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), durante minha graduação participei como coordenadora da Liga acadêmica de Cirurgia Bucomaxilofacial e Diagnóstico, fui integrante da Liga acadêmica de saúde Coletiva. Em síntese hoje estou finalizando minha pós graduação em Estratégia saúde da Família pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Fabiane Corrêa do Nascimento, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus XII, em Santarém Pará. No decorrer da graduação foi voluntária em projetos de iniciação cientifica (PIBIC), participou de projetos de extensão nas áreas de saúde mental, COVID -19, população tradicional. Atuou como diretora de politicas estudantis do Centro Acadêmico de Enfermagem (CAEnf - Santarém), durante o ano de 2020. 

Flávia Garcez da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil

Graduação em Farmácia e habilitação em Bioquímica pela Universidade Federal do Pará (1999), especialização em Toxicologia (2001) e mestrado em Medicina Tropical (2003) pela mesma universidade. Doutorado (2008) e Pós-doutorado (2010) na área de Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará, ministra as disciplinas: Toxicologia Geral, Toxicologia Clínica, Ecotoxicologia e Toxicologia Ocupacional.

Elaine Cristiny Evangelista dos Reis, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil

Graduação e licenciatura plena em enfermagem e obstetrícia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialização em urgência e emergência - UFPA, especialização em Redes de atenção à saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Mestrado em enfermagem, na linha de pesquisa: Educação, formação e gestão para a práxis do cuidado em saúde e enfermagem no contexto Amazônico UFPA e Doutorado em Saúde Pública pela ENSP - FIOCRUZ. Atuo a 16 anos como docente e a 7 anos como professora e pesquisadora dedicação exclusiva na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPa), no Instituto de Saúde Coletiva (ISCO) em Santarém. Ministro as disciplinas de educação em saúde e educação na saúde para o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Bacharelado em Saúde Coletiva, Bacharelado em Farmácia, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e no Mestrado Profissional em Saúde da Família.

Publicado

2025-09-09

Como Citar

Soares, D. dos S., Castro, E. K. D. R., Nascimento, F. C. do, Silva, F. G. da, & Reis, E. C. E. dos. (2025). Elaboração de cartilhas como estratégia de prevenção do uso de drogas por caminhoneiros. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 38, 1–10. https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14974

Edição

Seção

Artigos Originais