Da dor ao acolhimento: experiências com grupos de mães na unidade neonatal

Da dor ao apoio: grupo de mães neonatais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14789

Palavras-chave:

Grupos de Apoio, Mães, Prematuridade, Acolhimento

Resumo

Objetivo: Descrever a implementação de grupos de apoio para mães com bebês internados em uma maternidade de referência em Manaus/AM, Brasil. Síntese dos dados: Estudo descritivo, no formato de relato de experiência, baseado em 26 encontros semanais realizados entre janeiro e junho de 2019, com duração média de 60 minutos, conduzidos por psicólogas da maternidade. Os encontros ofereceram suporte emocional e informações às mães, promovendo seu bem-estar emocional e preparação para a internação dos bebês. O espaço permitiu a expressão de sentimentos, troca de experiências e fortalecimento de vínculos entre as participantes. Conclusão: Os grupos demonstraram ser uma estratégia eficaz no apoio emocional às mães de bebês prematuros, recomendando-se sua ampliação nos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maura Nunes Pimentel de Carvalho, Universiade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil

Graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI, 2011), além de bacharelado em Enfermagem pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF, 2009). É especialista em Saúde Pública (FEBAC, 2010), Gestão em Saúde (UESPI, 2010) e Psicologia Hospitalar (Conselho Federal de Psicologia, 2018). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2021), atualmente realiza doutorado em Saúde Pública na Amazônia, com abordagem no cuidado à saúde de mulheres negras. Atua no Sistema Único de Saúde (SUS) há mais de 8 anos, sendo tutora do Método Canguru na Atenção Básica e Hospitalar. Suas áreas de pesquisa incluem saúde de mulheres negras, racismo institucional e interseccionalidade.

Denise Machado Duran Gutierrez, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1983), Mestrado em Psicologia da Saúde pela katholieke Universiteit van Brabant (1993) e Doutorado em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira - FIO CRUZ, R.J. (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos temas: cuidados em saúde, gênero e geração. Exerce o cargo de Coordenadora de Tecnologia Social no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/Manaus) onde atua desenvolvendo projetos de inclusão social através da socialização do conhecimento científico. É autora de quatro livros na área da interface família - saúde e de educação, bem como de diversos artigos nos tópicos: suicídio entre idosos, relações de gênero e saúde, relações familiares e saúde, cuidados da saúde na família.

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Carvalho, M. N. P. de, & Gutierrez, D. M. D. (2024). Da dor ao acolhimento: experiências com grupos de mães na unidade neonatal: Da dor ao apoio: grupo de mães neonatais. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 37, 1–7. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14789

Edição

Seção

Descrição de Experiências