Determinantes sociais em saúde: ensaio teórico
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14777Palavras-chave:
Determinantes Sociais da Saúde , Aplicações da epidemiologia, Processo saúde doençaResumo
Este ensaio discute diferentes teorias sobre a determinação social do processo-saúde-doença, produzidas a partir da segunda metade do século XX, dando destaque a autores brasileiros que tiveram contribuições empíricas ou teóricas para a temática, ao lado de autores latino-americanos, ingleses e norte-americanos. As correntes, aqui analisadas, são apresentadas sob três tópicos: produção social do processo saúde-doença, abordagem psicossocial e teoria ecosocial. Ao final, acrescenta-se uma breve apresentação e comentários sobre o modelo de determinantes sociais, propostos pela comissão de determinantes sociais em saúde da OMS
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.