Abordagem familiar como ferramenta para atuação da Estratégia Saúde da Família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14662

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Estudo de Caso, Relações Familiares

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência com a aplicação de Ferramentas de Abordagem Familiar, juntamente com uma família cadastrada e assistida por uma equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em um município do norte do estado de Minas Gerais – Brasil. Método: Trata-se de um relato de caso, do tipo estudo de família, desenvolvido com abordagem qualitativa. Entre setembro de 2021 e março de 2022, profissionais de uma Estratégia Saúde da Família realizaram  visitas domiciliares, nas quais foram utilizadas Ferramentas de Abordagem Familiar, levantamento das características e demandas, e conferência familiar, resultando na proposta de um Projeto Terapêutico Singular. Resultados: Pela aplicabilidade das ferramentas Genograma, FIRO, PRACTICE, APGAR e Ciclo de Vida Familiar, pode-se promover uma melhor compreensão do funcionamento do paciente-índice e de suas relações com a família e a comunidade. Desta forma, tornou-se possível traçar um planejamento conjunto entre a família e os profissionais da saúde. Ainda, realizaram-se estratégias de intervenção individuais e coletivas, respeitando seus estilos de vida e a suas identidades, a partir de ações que envolvem, por exemplo, desde o diagnóstico à prevenção, promoção em saúde e o tratamento. Considerações Finais:  O estudo demonstrou que as Ferramentas de Abordagem Familiar são essenciais para um trabalho humanizado e integral da equipe de Estratégia Saúde da Família , fortalecendo o vínculo entre profissionais e a família. A atuação dos profissionais permitiu uma reorganização da dinâmica familiar, promovendo a divisão de responsabilidades e a adesão aos tratamentos, com um acompanhamento contínuo e holístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Silva Percídio, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Graduação em Enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2016) e Especialização em Saúde da Família, modalidade Residência Multiprofissional, pelo Hospital Universitário Clemente de Faria/Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2023). Especialização em enfermagem do trabalho pela Faculdade Batista de Minas Gerais (2019). Tem experiência na área da Saúde, com ênfase em assistência de enfermagem atuando principalmente nos temas: Saúde Pública, Saúde da Família e Saúde Coletiva, através de concursos públicos.

Vivianny Carvalho Mendes de Macedo , Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2015). Especialização em Saúde da Família, modalidade Residência Multiprofissional, pelo Hospital Universitário Clemente de Faria, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (Biênio 2021-2023). Atualmente é Cirurgiã-Dentista da Estratégia Saúde da Família, pela Prefeitura Municipal de Engenheiro Navarro - Minas Gerais. Tem experiência na área da Saúde, com ênfase em Odontologia, atuando principalmente nos temas: Saúde Pública e Saúde da Família.

Pedro Henrique Gonçalves Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Mestrando em Odontologia em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Mestrado Profissional, 2023-2025). Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2020). Concluiu a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria e com atuação na Atenção Primária do município de Montes Claros/MG, obtendo o título de especialista pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (Biênio 2021-2023). Experiência na área da Saúde, ênfase em Odontologia, com interesse e atuação principalmente nos temas: Odontologia Social e Preventiva, Saúde Pública, Saúde Coletiva, Saúde da Família, Tratamento Oncológico e Qualidade de Vida.

Anne Caroline Rodrigues Queiroz , Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Participou do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde - PET Saúde e de Iniciação Cientifica - ICV da Unimontes. Especialista pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNIMONTES. Referência Técnica dos agravos de leishmaniose, febre maculosa, meningites e DCJ na Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Montes Claros, membra da Comissão de Leishmaniose do município de Montes Claros.

Pâmela Scarlatt Durães Oliveira , Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Graduação em enfermagem pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE), na modalidade de bolsista integral do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES. Mestre em Ciências da Saúde-UNIMONTES. Especialista em Saúde da Família na modalidade Residência Multiprofissional-UNIMONTES . Membro do Laboratório de pesquisas Qualitativas, LabQuali da UNIMONTES. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Montes Claros. Professora do curso de graduação em enfermagem das Faculdades de Saúde Ibituruna/FASI, Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE e do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES.

Cláudia Danyella Alves Leão Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Graduação em Enfermagem pela Faculdade Federal de Diamantina (2000). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes - 2022). Mestre em Cuidado Primário pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes - 2010) e Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes - 2004). Coordenadora e docente do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Saúde Ibituruna. Docente pelo departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros e do curso de medicina do Centro Universitário Funorte e UNIFIPMOC. Tutora da Residência Multiprofissional para Enfermeiros da Unimontes (cidade de Montes Claros e Pirapora - MG). Tem experiência na área de Enfermagem, do cuidado primário e da docência.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Percídio, M. L. S., Macedo, V. C. M. de, Ferreira, P. H. G., Queiroz, A. C. R., Oliveira, P. S. D., & Ribeiro, C. D. A. L. (2024). Abordagem familiar como ferramenta para atuação da Estratégia Saúde da Família. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 37, 1–12. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14662

Edição

Seção

Artigos Originais