Fatores associados à depressão e aos sintomas depressivos em idosos: uma revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14600

Palavras-chave:

Idoso, Depressão, Fatores de Risco, Estudos Epidemiológicos, Assistência Integral à Saúde

Resumo

Objetivo: Sintetizar o conhecimento científico acerca dos fatores de risco associados a sintomas depressivos e à depressão em idosos. Método:  Revisão integrativa realizada nas bases de dados PubMed®, Medline®, SciELO e Lilacs, por meio dos descritores “agedANDdepressionANDrisk factors” nos idiomas português, inglês e espanhol, no período compreendido na vigência do Mestrado em Gestão Organizacional de 2015 a 2019. Atenderam aos critérios de inclusão dos artigos, ser de natureza epidemiológica, originais, textos completos, que abordassem a tríade idosos, depressão e seus fatores de risco. Resultados: Encontrou-se que, os fatores de risco para desenvolvimento de sintomas depressivos foram: ter acima de nove anos de estudo; sexo feminino; história de doenças crônicas, como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, consumo de álcool e tabaco; idades avançadas; má qualidade de vida e dificuldade para realização das atividades da vida diária. A deficiência de zinco foi relacionada a sintomas depressivos em mulheres, ao pior suporte social e ao menor contato social após sofrer eventos cardíacos e/ou neurológicos. A prevalência de depressão nos idosos oscilou entre 8,3% e 41,9%. Conclusão: Esses achados subsidiam e alertam os profissionais que trabalham com essa população, com vistas ao planejamento de ações nos serviços de atenção referentes às necessidades físicas, sociais e psicológicas das pessoas idosas. Centros de convivência, desenvolvimento de programas com atividades físicas, de lazer e suporte social e familiar, que minimizem o isolamento e a solidão, são exemplos de ações que podem prevenir o desenvolvimento e o agravamento de sintomas e de quadros depressivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainara Catozzi Denardi, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Durante a graduação, esteve vinculada aos Projetos de Pesquisa: Análise da atenção à saúde de pessoas em uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas, do município de Catalão-GO; Análise da Atenção em Saúde Mental e Constituição da Rede no Sistema Único de Saúde no Sudeste Goiano e Rastreamento do Uso Abusivo e Dependência do Consumo de Álcool e outras Drogas em Caminhoneiros. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão, Ensino e Cuidado em Saúde e Enfermagem (GENCSE), certificado pela UFG. Detém experiência na área de Enfermagem.

Graciele Cristina Silva Leão, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduada em Nutrição, doutora em Ciências da Saúde. Atua como nutricionista e pesquisadora na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), é líder da linha de pesquisa Indivíduo, Organização, Trabalho e Sociedade no Mestrado Profissional em Gestão Organizacional e líder do grupo de pesquisa Métodos Aplicados ao Estudo da Alimentação, Cronobiologia e Saúde (MACROS). Possui experiência em Coordenação e Docência em cursos de Graduação e Pós-graduação e Gestão e liderança de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). Atua principalmente nos seguintes temas: Nutrição, sono e ritmos biológicos - Crononutrição; Indicadores de qualidade nutricional e liderança em UAN. Possui habilitação pela ENAP em Competências Emocionais e Eficiência em Gestão e Liderança adaptativa.

Jordana Alves Aguiar, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduação em Enfermagem pela Universidade Católica de Goiás (2008). É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Organização (UFG/RC). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva; em Ensino em Docência Profissional e em Atenção Primária, com ênfase em Saúde Pública. Atualmente é servidora pública federal e exerce a função de Pró-Reitora de Políticas Estudantis na Universidade Federal de Catalão. É pesquisadora no Núcleo de Estudos e pesquisas Avançadas para Transformação do Setor Público (NEPT) e no grupo Gestão, Ensino, Cuidado, Saúde e Enfermagem (GENCSE). 

Lorena Dias Silva, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduada em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Federal de Catalão (2016-2022). Participante de projeto de extensão que envolve a temática “Promoção e manutenção da saúde e prevenção de doenças para idosos na comunidade”. Desenvolveu pesquisa na área de “Avaliação do perfil metabólico, hematológico, hormonal e psicossocial de pessoas vivendo com HIV/Aids em uso de terapias antirretrovirais atendidas em um serviço especializado no município de Catalão-GO (2016/2019).

Moisés Fernandes Lemos, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Licenciatura em Psicologia (1986), Formação de Psicólogo (1987) e Especialização em Filosofia (1990), pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialização em Psicologia Clínica, pelo Conselho Federal de Psicologia (2001), Formação em Mediação e Arbitragem de Conflitos pelo TAEMG Tribunal de Mediação e Arbitragem de Minas Gerais (2003), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), Doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Goiás (2014), Pós-doutorado em Saúde Coletiva, pela UNICAMP (2017/2018). 

Roselma Lucchese, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis (1988), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Catalão (UFCAT); nomeada Reitora Pró-Tempore da UFCAT pelo Ministro da Educação, Portaria 2.119 de 11 de dezembro de 2019. Docente na área de Saúde mental e Psiquiatria; orientador de Iniciação Científica e Docente do Curso de Pós-Graduação Nível Stricto Sensu no Programa de em Gestão Organizacional; líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridade em Ciências da Saúde (INCISA).

Ivânia Vera, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduação em Enfermagem pela Fundação Educacional de Fernandópolis/FEF (1996). Enfermeira Assistencial Clínica Médica/Geriatria UNIFESP-EPM (1997-2001). Enfermeira Assistencial Transplante Renal - Captação de Órgãos do Hospital do Rim e Hipertensão/UNIFESP/EPM (2000-2005). Mestrado em Medicina (Ciências Nefrológicas) pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP/EPM (2002). Doutorado em Enfermagem, ênfase Saúde do Idoso (FEN/UFG, 2013). Docente, na Universidade Federal de Catalão (UFCAT) desde 2009. 

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Denardi, T. C., Leão, G. C. S., Aguiar, J. A., Silva, L. D., Lemos, M. F., Lucchese, R., & Vera, I. (2025). Fatores associados à depressão e aos sintomas depressivos em idosos: uma revisão integrativa de literatura. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 38, 1–11. https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14600

Edição

Seção

Artigos de Revisão