Fatores associados à depressão e aos sintomas depressivos em idosos: uma revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14600Palavras-chave:
Idoso, Depressão, Fatores de Risco, Estudos Epidemiológicos, Assistência Integral à SaúdeResumo
Objetivo: Sintetizar o conhecimento científico acerca dos fatores de risco associados a sintomas depressivos e à depressão em idosos. Método: Revisão integrativa realizada nas bases de dados PubMed®, Medline®, SciELO e Lilacs, por meio dos descritores “aged” AND “depression” AND “risk factors” nos idiomas português, inglês e espanhol, no período compreendido na vigência do Mestrado em Gestão Organizacional de 2015 a 2019. Atenderam aos critérios de inclusão dos artigos, ser de natureza epidemiológica, originais, textos completos, que abordassem a tríade idosos, depressão e seus fatores de risco. Resultados: Encontrou-se que, os fatores de risco para desenvolvimento de sintomas depressivos foram: ter acima de nove anos de estudo; sexo feminino; história de doenças crônicas, como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, consumo de álcool e tabaco; idades avançadas; má qualidade de vida e dificuldade para realização das atividades da vida diária. A deficiência de zinco foi relacionada a sintomas depressivos em mulheres, ao pior suporte social e ao menor contato social após sofrer eventos cardíacos e/ou neurológicos. A prevalência de depressão nos idosos oscilou entre 8,3% e 41,9%. Conclusão: Esses achados subsidiam e alertam os profissionais que trabalham com essa população, com vistas ao planejamento de ações nos serviços de atenção referentes às necessidades físicas, sociais e psicológicas das pessoas idosas. Centros de convivência, desenvolvimento de programas com atividades físicas, de lazer e suporte social e familiar, que minimizem o isolamento e a solidão, são exemplos de ações que podem prevenir o desenvolvimento e o agravamento de sintomas e de quadros depressivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.