Factores asociados a la depresión y a los síntomas depresivos en personas mayores: una revisión integrativa de la literatur

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14600

Palabras clave:

Persona mayor, Depresión, Factores de Riesgo, Estudios Epidemiológicos, Atención Integral en Salud

Resumen

Objetivo: Sintetizar el conocimiento científico sobre los factores de riesgo asociados a los síntomas depresivos y a la depresión en personas mayores. Método: Revisión integrativa realizada en las bases de datos PubMed®, Medline®, SciELO y LILACS, mediante los descriptores “aged” AND “depression” AND “risk factors”, en los idiomas portugués, inglés y español, durante el período correspondiente al desarrollo del Máster en Gestión Organizacional, entre 2015 y 2019. Se incluyeron artículos originales, de naturaleza epidemiológica, con textos completos, que abordaran la tríada: personas mayores, depresión y factores de riesgo. Resultados: Se identificaron como factores de riesgo para el desarrollo de síntomas depresivos: tener más de nueve años de escolaridad; sexo femenino; antecedentes de enfermedades crónicas como diabetes mellitus, hipertensión arterial sistémica, consumo de alcohol y tabaco; edades avanzadas; baja calidad de vida y dificultades para realizar actividades de la vida diaria. La deficiencia de zinc se asoció con síntomas depresivos en mujeres, menor apoyo social y menor contacto social tras eventos cardíacos y/o neurológicos. La prevalencia de depresión en personas mayores osciló entre el 8,3% y el 41,9%. Conclusión: Estos hallazgos sirven de apoyo y advertencia a los profesionales que trabajan con esta población, con el fin de planificar acciones en los servicios de atención dirigidas a las necesidades físicas, sociales y psicológicas de las personas mayores. Centros de convivencia, desarrollo de programas con actividades físicas, recreativas y de apoyo social y familiar que reduzcan el aislamiento y la soledad son ejemplos de intervenciones que pueden prevenir el desarrollo y agravamiento de síntomas y cuadros depresivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tainara Catozzi Denardi, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Durante a graduação, esteve vinculada aos Projetos de Pesquisa: Análise da atenção à saúde de pessoas em uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas, do município de Catalão-GO; Análise da Atenção em Saúde Mental e Constituição da Rede no Sistema Único de Saúde no Sudeste Goiano e Rastreamento do Uso Abusivo e Dependência do Consumo de Álcool e outras Drogas em Caminhoneiros. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão, Ensino e Cuidado em Saúde e Enfermagem (GENCSE), certificado pela UFG. Detém experiência na área de Enfermagem.

Graciele Cristina Silva Leão, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduada em Nutrição, doutora em Ciências da Saúde. Atua como nutricionista e pesquisadora na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), é líder da linha de pesquisa Indivíduo, Organização, Trabalho e Sociedade no Mestrado Profissional em Gestão Organizacional e líder do grupo de pesquisa Métodos Aplicados ao Estudo da Alimentação, Cronobiologia e Saúde (MACROS). Possui experiência em Coordenação e Docência em cursos de Graduação e Pós-graduação e Gestão e liderança de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). Atua principalmente nos seguintes temas: Nutrição, sono e ritmos biológicos - Crononutrição; Indicadores de qualidade nutricional e liderança em UAN. Possui habilitação pela ENAP em Competências Emocionais e Eficiência em Gestão e Liderança adaptativa.

Jordana Alves Aguiar, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduação em Enfermagem pela Universidade Católica de Goiás (2008). É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Organização (UFG/RC). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva; em Ensino em Docência Profissional e em Atenção Primária, com ênfase em Saúde Pública. Atualmente é servidora pública federal e exerce a função de Pró-Reitora de Políticas Estudantis na Universidade Federal de Catalão. É pesquisadora no Núcleo de Estudos e pesquisas Avançadas para Transformação do Setor Público (NEPT) e no grupo Gestão, Ensino, Cuidado, Saúde e Enfermagem (GENCSE). 

Lorena Dias Silva, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduada em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Federal de Catalão (2016-2022). Participante de projeto de extensão que envolve a temática “Promoção e manutenção da saúde e prevenção de doenças para idosos na comunidade”. Desenvolveu pesquisa na área de “Avaliação do perfil metabólico, hematológico, hormonal e psicossocial de pessoas vivendo com HIV/Aids em uso de terapias antirretrovirais atendidas em um serviço especializado no município de Catalão-GO (2016/2019).

Moisés Fernandes Lemos, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Licenciatura em Psicologia (1986), Formação de Psicólogo (1987) e Especialização em Filosofia (1990), pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialização em Psicologia Clínica, pelo Conselho Federal de Psicologia (2001), Formação em Mediação e Arbitragem de Conflitos pelo TAEMG Tribunal de Mediação e Arbitragem de Minas Gerais (2003), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), Doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Goiás (2014), Pós-doutorado em Saúde Coletiva, pela UNICAMP (2017/2018). 

Roselma Lucchese, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis (1988), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Catalão (UFCAT); nomeada Reitora Pró-Tempore da UFCAT pelo Ministro da Educação, Portaria 2.119 de 11 de dezembro de 2019. Docente na área de Saúde mental e Psiquiatria; orientador de Iniciação Científica e Docente do Curso de Pós-Graduação Nível Stricto Sensu no Programa de em Gestão Organizacional; líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridade em Ciências da Saúde (INCISA).

Ivânia Vera, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Graduação em Enfermagem pela Fundação Educacional de Fernandópolis/FEF (1996). Enfermeira Assistencial Clínica Médica/Geriatria UNIFESP-EPM (1997-2001). Enfermeira Assistencial Transplante Renal - Captação de Órgãos do Hospital do Rim e Hipertensão/UNIFESP/EPM (2000-2005). Mestrado em Medicina (Ciências Nefrológicas) pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP/EPM (2002). Doutorado em Enfermagem, ênfase Saúde do Idoso (FEN/UFG, 2013). Docente, na Universidade Federal de Catalão (UFCAT) desde 2009. 

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

Denardi, T. C., Leão, G. C. S., Aguiar, J. A., Silva, L. D., Lemos, M. F., Lucchese, R., & Vera, I. (2025). Factores asociados a la depresión y a los síntomas depresivos en personas mayores: una revisión integrativa de la literatur. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 38, 1–11. https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14600

Número

Sección

Artículos de Revisión