Percepções de mães adolescentes sobre o acesso a anticoncepcionais durante a pandemia de COVID 19

Acesso a anticoncepcionais em tempos de COVID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14446

Palavras-chave:

gravidez na adolescência, planejamento familiar, medicina concierge, pessoal de saúde, COVID 19

Resumo

Objetivo: Conhecer, na perspectiva de mães adolescentes indígenas e não indígenas, as mudanças trazidas pela pandemia de COVID 19 no acesso à metodologia contraceptiva. Método: Estudo biográfico narrativo qualitativo realizado no período 2020-2022, onde foram incluídas mulheres adolescentes indígenas e não indígenas da região média do estado de San Luis Potosí, no México. Por meio de amostragem proposital, quinze adolescentes, que antes da pandemia já haviam sido mães e faziam uso de algum método contraceptivo, foram convidadas a participar e entrevistadas individualmente. As entrevistas gravadas foram transcritas e analisadas utilizando a proposta da análise crítica do discurso. O estudo foi aprovado e supervisionado pelo Comitê de Ética dos Serviços de Saúde do Estado de San Luis Potosí (registro SLP-027-2021). Resultados: As informações abordaram o fenômeno em duas dimensões históricas, antes e durante a pandemia. Identificamos que antes da pandemia já havia uma defasagem no acesso, principalmente pela ausência de uma abordagem adultocêntrica, machista e intercultural. Durante a pandemia essa falta de acesso foi reforçada, os mais vulneráveis foram as adolescentes indígenas, pois além das transferências para centros distantes, elas se sentiram mais vulneráveis pela demora no atendimento ou pela negação dos serviços. Novas formas de solidariedade foram documentadas entre as mulheres indígenas, para acessar recursos contraceptivos. Conclusão: Na percepção dos participantes, a pandemia reforçou a falta de acesso à metodologia anticoncepcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Laura Ramos Patiño , Universidad Autónoma de San Luis Potosí, São Luis Potosí, México

Lic. en Enfermería y Maestra en Salud Pública por la Universidad Autónoma de San Luis Potosí. Profesora Hora Clase en la Unidad Académica Multidisciplinaria de Rioverde, San Luis Potosí, México. 

Yesica Yolanda Rangel Flores, Universidad Autónoma de San Luis Potosí

Investigadora activista feminista. Estudiosa de las violencias contra las mujeres y de los derechos humanos del mismo grupo. Me aproximo a la realidad a través del paradigma interpretativista, mediante estudios cualitativos que visibilicen las subjetividades que enmarcan las vivencias de los fenómenos sociales, y que pongan en palestra el peso de los imaginarios sociales y culturales.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Patiño , D. L. R., & Rangel Flores, Y. Y. (2024). Percepções de mães adolescentes sobre o acesso a anticoncepcionais durante a pandemia de COVID 19: Acesso a anticoncepcionais em tempos de COVID . Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 37, 1–10. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14446

Edição

Seção

Artigos Originais