Telemonitoramento de pneumopatas crônicos assistidos por programa de reabilitação pulmonar na pandemia da COVID-19
Telemonitoramento de pneumopatas crônicos
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13572Palavras-chave:
Telemonitoramento, Reabilitação, Pneumopatias, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: Avaliar a capacidade de exercício de pneumopatas crônicos assistidos por um Programa de Reabilitação Pulmonar (PRP) na pandemia da COVID-19, após estratégia de telemonitoramento de exercícios físicos domiciliares. Métodos: Estudo observacional, de abordagem quantitativa, realizado de março a novembro de 2020, com pneumopatas crônicos atendidos em um PRP de um hospital público através do telemonitoramento. Foram analisados dados sociodemográficos e clínicos, capacidade de exercício pelo teste da caminhada de 6 minutos (TC6), incremental e de endurance de membros inferiores, antes de iniciar o PRP e após o período de telemonitoramento. O estudo seguiu todos os preceitos éticos e foi aprovado por comitê de ética. Resultados: 22 indivíduos foram incluídos no estudo, mas somente 11 realizaram a avaliação final. A maioria do sexo feminino (73%), com média de idade de 55 ± 11 anos, ensino fundamental incompleto (46%) e com diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) (37%). Não houve mudança nos resultados do TC6 e do incremental de MMII (p>0,05). Contudo, houve um aumento no tempo do teste de endurance de MMII, passando de 362 ± 209 segundos para 1.142 ± 989 segundos (p=0,003). Conclusão: O telemonitoriamento contribuiu para ganhos na capacidade submáxima de exercício, em pneumopatas crônicos de um PRP, quando o acompanhamento presencial não foi mais possível.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.