Conhecimento de enfermeiros sobre alimentação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2022.11370Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento de enfermeiros sobre alimentação infantil e comparar os resultados segundo a participação do profissional em curso de capacitação em nutrição. Métodos: Estudo transversal desenvolvido com 54 enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) em nove municípios do estado da Paraíba, entre 2018 e 2019. Aplicou-se um questionário com informações sobre perfil demográfico, trabalhista e formação do profissional. O conhecimento dos enfermeiros sobre alimentação infantil incluiu perguntas relacionadas à amamentação, alimentação e crescimento, práticas nos casos de consumo insuficiente de leite materno e de adoecimento, e suplementação. Os resultados, segundo a participação do profissional em curso de capacitação em nutrição, deram-se a partir de comparação do teste Exato de Fisher. Resultados: O conhecimento dos enfermeiros sobre a alimentação infantil apresentou deficiências, principalmente em questões relacionadas à introdução dos alimentos após o sexto mês de vida, às práticas alimentares no caso de doença e às recomendações para a suplementação com micronutrientes. Os enfermeiros com treinamento em nutrição (n=30) tiveram maior quantidade de respostas corretas (p<0,05) em relação à idade adequada para introduzir alimentos de origem animal e para a suplementação com ferro, à importância do leite para o crescimento, e à inclusão de alimentos quando há consumo insuficiente de leite materno ou adoecimento da criança. Conclusão: Há lacunas acerca do conhecimento sobre alimentação infantil de enfermeiros, notadamente sobre os aspectos relativos à introdução complementar de alimentos, às práticas no caso de adoecimento e às recomendações de suplementação passíveis de aperfeiçoamento por meio de capacitação em nutrição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.